3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

TOMAS, Catarina; QUEIROS, Paulo    FERREIRA, Teresa. A utilização das fontes de informação em saúde como preditor da literacia em saúde sobre uso de substâncias nos adolescentes. []. , spe3, pp.15-20. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0111.

^lpt^aCONTEXTO: É a necessidade ou falta de conhecimento que leva à procura de informação, sendo essencial compreender os contextos desta procura com vista a uma estratégia de abordagem da literacia em saúde. OBJETIVO(S): Conhecer as fontes de informação em saúde utilizadas por uma amostra de adolescentes portugueses e os seus níveis de literacia sobre uso de substâncias, bem como conhecer o impacto da utilização dessas fontes de informação na literacia em saúde estudada. METODOLOGIA: O estudo realizado é quantitativo, descritivo-correlacional, transversal, sendo a amostra de conveniência não probabilística de 1215 adolescentes (idades entre os 14 e os 20 anos, ambos os sexos e a frequentar o ensino secundário no distrito de Leiria). O questionário de autopreenchimento continha questões sociodemográficas, a Health Literacy Questionnaire for Children e o Instrumento de Avaliação da Literacia em Saúde. RESULTADOS: A amostra apresenta bons níveis de literacia em saúde em uso de substâncias, utilizando com mais frequência as fontes de informação em saúde o médico e a família. Percebeu-se uma correlação entre os dois conceitos, com uma predição da literacia em saúde em uso de substâncias pela utilização das fontes de informação. CONCLUSÃO: Existe uma relação explicativa entre os dois conceitos estudados, sendo os níveis de literacia em saúde em uso de substâncias encontrados na amostra bons, e as fontes de informação em saúde utilizadas de forma frequente.^len^aBACKGROUND: It is the need or lack of knowledge that leads to the search for information, being essential to understand the context of this demand with a view to health literacy aproach strategy. AIM: To know the health information sources used by a sample of Portuguese adolescents and their literacy levels in substance use, as well as knowing the impact of using these sources of information on health literacy. METHODS: The study is quantitative, descriptive and correlational, cross, and the sample is non-probabilistic by convenience of 1215 adolescents (aged 14 to 20 years, both sexes and in secondary school in the district of Leiria). The self-administered questionnaire contained sociodemographic questions, the Health Literacy Questionnaire for Children and the Instrumento de Avaliação da Literacia em Saúde. RESULTS: The sample has good health literacy levels in substance use, using more often the health information sources doctor and family. It was noticed a correlation between the two concepts, with a health literacy in substance use prediction by the use of information sources. CONCLUSION: There is an explanatory relationshipbetween the two studied concepts, the health literacy levels in the use of substances found in the sample are good, and health information sources are frequently used.^les^aCONTEXTO: Es la necesidad o la falta de conocimiento que lleva a la búsqueda de información, y es esencial entender el contexto de esta demanda con el fin de una estrategia de enfoque de la alfabetización en salud. OBJETIVO(S): Conocer las fuentes de información de salud que utiliza una muestra de adolescentes portugueses y sus niveles de alfabetización en el consumo de sustancias, así como conocer el impacto de la utilización de estas fuentes de información sobre la alfabetización de la salud. METODOLOGÍA: El estudio es cuantitativo, descriptivo y correlacional, transversal, y la muestra es de conveniencia no probabilística de 1215 adolescentes (de 14 a 20 años, de ambos los sexos y de la escuela secundaria en el distrito de Leiria). El cuestionario auto administrado contenía preguntas sociodemográficas, el Health Literacy Questionnaire for Children y el Instrumento de Avaliação da Literacia em Saúde. RESULTADOS: La muestra cuenta con buenos niveles de alfabetización en salud en el uso de sustancias, utilizando con mayor frecuencia las fuentes de información de salud médico y familia. Se observó una correlación entre los dos conceptos, con una predicción de la alfabetización en salud en el uso de sustancias por el uso de fuentes de las información. CONCLUSIÓN: Existe una relación explicativa entre los dos conceptos estudiados, los niveles de alfabetización en salud en el uso de sustancias que se encuentran en la muestra son buenos, y las fuentes de información de salud utilizadas con frecuencia.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License