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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

MOTA, Amanda dos Santos; SILVA, Ana Lúcia Abrahão da    SOUZA, Ândrea Cardoso de. Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental. []. , spe4, pp.9-16. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0135.

^lpt^aCONTEXTO: Com a Reforma Psiquiátrica brasileira, o processo de trabalho da equipe de enfermagem se deparou com novas convocações no sentido de valorizar o relacionamento terapêutico, aumentando a capacidade de escuta e de diálogo com os usuários. OBJETIVO: Analisar o processo de Educação Permanente (EP) em um hospital psiquiátrico, a partir da dinâmica do trabalho da equipe de enfermagem. METODOLOGIA: Pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo intervenção, em que foram empregadas a observação, diário de campo e acompanhamento do grupo. Participaram deste estudo 27 pessoas, sendo a maioria enfermeiros e técnicos de enfermagem que frequentavam o grupo de EP, entre o período de outubro de 2012 a abril de 2013, totalizando oito encontros. Os critérios de inclusão dos participantes foram: possuir vínculo empregatício com o hospital; atuar na profissão de enfermagem há mais de um ano; frequentar regularmente o espaço do grupo de discussão. Os critérios de exclusão foram: profissionais sem experiência no campo da saúde mental e profissionais externos ao hospital. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, tendo sido aprovado sob n°125.286. RESULTADOS: Após a análise do material foram elencadas as seguintes categorias: (i) Ser ouvido; (ii) A dinâmica processual do trabalho em saúde. CONCLUSÕES: Há dificuldades para a equipe de enfermagem se fazer presente no espaço de EP, tanto pela própria resistência em se permitir ocupar outros lugares, quanto pelos demais membros da equipe.^len^aBACKGROUND: New summons were presented to the work process of the nursing team by the Brazilian Psychiatric Reform aiming at the enhancement of the therapeutic relationship, increasing listening skills and dialogue with users. AIM: To analyze the process of Permanent Education (PE) in a psychiatric hospital, from the dynamics of the nursing team work. METHODS: This is a descriptive and qualitative research, of the intervention type, in which observation, field diary, and group monitoring were employed. The study included 27 people, mostly nurses and nursing technicians who attended the PE group, in the period from October 2012 to April 2013, totalling eight meetings. The inclusion criteria of the participants were: to be legally employed in the hospital; work in the nursing profession for more than one year; regularly attend the space of the discussion group. Exclusion criteria were: professionals with no experience in the field of mental health and external professionals to the hospital. The data were submitted to thematic content analysis. This study was approved by the Research Ethics Committee of the University Hospital Antônio Pedro, Fluminense Federal University, and was approved under No. 125,286. RESULTS: After analyzing the material were listed the following categories: (i) being heard; (ii) The dynamic process of health work. CONCLUSIONS: There are difficulties for the nursing staff to be present within the space of PE; both by the resistance to allow the occupation of other places, as for the other team members.^les^aCONTEXTO: Con la Reforma Psiquiátrica brasileña, el proceso de trabajo del equipo de enfermería se deparó con nuevas convocaciones que buscan valorizar el relacionamiento terapéutico, aumentando la capacidad de escucha y de diálogo con los usuarios. OBJETIVO: Analizar el proceso de Educación Permanente en un hospital psiquiátrico. METODOLOGIA: Investigación descriptiva, cualitativa, donde se utilizaron la observación, el diario de campo y el acompañamiento del grupo. Participaron de este estudio 27 personas, siendo la mayoría enfermeros y técnicos de enfermería que frecuentaban el grupo, entre el período de octubre de 2012 a abril de 2013, totalizando ocho encuentros. Los criterios de inclusión de los participantes fueron: tener vínculo laboral con el hospital; actuar más de un año en la profesión de enfermería; frecuentar regularmente el espacio del grupo de discusión. Los criterios de exclusión fueron: profesionales sin experiencia en el campo de la salud mental y profesionales externos al hospital. Los datos se sometieron al análisis de contenido temático. Esta investigación fue aprobada con el n°125.286, por el Comité de Ética y Pesquisas del Hospital Universitario Antonio Pedro, de la Universidad Federal Fluminense. RESULTADOS: Tras el análisis del material se interrelacionaron las siguientes categorías (i) Ser escuchado; (ii) La dinámica procesual del trabajo en la salud. CONCLUSIONES: Para hacerse presente en el espacio de EP, el equipo de enfermería pasa por dificultades, tanto por la propia resistencia en permitirse ocupar otros lugares, como por los otros miembros del equipo.

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