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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

MUNIZ, Marcela Pimenta et al. Ensaios para um ensino estético. []. , spe4, pp.45-48. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0140.

^lpt^aCONTEXTO: Os processos de ensino-aprendizagem trazem marcas disciplinares e capitalísticas que o cerceiam. Isso implica na necessidade de restabelecer-se um debate crítico comprometido com um regime estético que busque enfrentar a disciplinarização e docilização dos corpos presentes nas práticas de ensino na saúde, nas quais as nuances da diferença continuam sendo vistas sob o ponto de vista de algo a ser corrigido e governado. OBJETIVO(S): O presente estudo teve como objetivo realizar uma reflexão teórico-crítica a respeito dos espaços de formação que se têm configurado no âmbito do ensino em saúde. METODOLOGIA: Utilizou-se como método a reflexão com base no referencial teórico-metodológico ético-estético. RESULTADOS: Apesar da “tradição do novo” evocada pelos discursos atuais, vimos sustentando um modelo de ensino pragmático em saúde que ainda isola corpo sensível do estudante do corpo pensamento do estudante, bem como o corpo pensamento do professor do seu corpo sensível. É necessária a busca de pluralidade de afecções nas relações de ensino para que se promova a realização sensível de uma humanidade na formação em saúde. CONCLUSÕES: Neste sentido, conclui-se que é necessário o investimento em dispositivos para a produção de um ensino em saúde comprometido com modos de vida livres, em seu sentido ético-estético.^len^aBACKGROUND: The teaching-learning processes bear disciplinary and capitalistic marks that surround them. This entails the need to re-establish a critical debate committed to an aesthetic regime that seeks to deal with the disciplinarization and docilization of the bodies that feature health teaching practices, since the nuances of diversity are still viewed from the standpoint of something to be amended and governed. AIM: This study was intended to accomplish a theoretical-critical reflection about the training fields that are being shaped in the scope of the health teaching. METHODS: The reflection based on the ethical-esthetic and theoretical-critical framework was used as a method. RESULTS: Despite the “tradition of the new” evoked by the current speeches, we have perceived the sustainment of a pragmatic health teaching model that still insulates the sensitive body of the student from his/her thinking body, as well as the thinking body of the teacher from his/her sensitive body. There is a need to seek plurality of affections in the teaching-related relationships in order to promote the sensitive achievement of humanity in the health training. CONCLUSIONS: We have thus concluded that the investment in devices is necessary to produce a type of health teaching committed to free lifestyles, with regard to their ethical-esthetic meaning.^les^aCONTEXTO: Los procesos de enseñanza-aprendizaje traen marcas disciplinarias y capitalistas capaces de limitar su alcance. Esto implica la necesidad de reestablecer un debate crítico comprometido con un régimen estético que busque afrontar la disciplinarización y docilización de los cuerpos presentes en las prácticas de enseñanza en salud, dónde los matices de diferencia siguen siendo percibidos como un detalle que debe ser corregido y gobernado. OBJETIVO(S): El presente estudio tuvo como objetivo realizar una reflexión teórico-crítica acerca de los espacios de formación que han sido configurados en el ámbito de la enseñanza en salud. METODOLOGÍA: Se utilizó como método la reflexión basada en el referencial teórico-crítico y ético-estético. RESULTADOS: A pesar de la “tradición del nuevo” esgrimida por los discursos actuales, observamos el sostenimiento de un modelo de enseñanza en salud pragmático que aún aísla el cuerpo sensible del estudiante del cuerpo pensamiento del estudiante, así como el cuerpo pensamiento del enseñante de su cuerpo sensible. Se hace necesaria la búsqueda de la pluralidad de las afecciones en las relaciones de enseñanza para fomentar la realización sensible de una humanidad en la formación en salud. CONCLUSIONES: En este sentido, se concluye que se hace necesaria la inversión en dispositivos para la producción de una enseñanza en salud comprometida con estilos de vida libres, en su sentido ético y estético.

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