4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

LIMA, Thainá Oliveira    TAVARES, Claudia Mara de Melo. As dificuldades emocionais experenciadas por acadêmicos de enfermagem na abordagem ao paciente. []. , spe4, pp.93-99. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0147.

^lpt^ade maneira fragmentada, mas sim, como uma prática social situada historicamente, que envolve diversos aspectos, principalmente emocionais, que permeiam todo o processo de formação do enfermeiro. OBJETIVO: Discutir junto aos estudantes de enfermagem as dificuldades emocionais experenciadas na abordagem ao paciente. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com alunos do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, Niterói, Brasil. A coleta de dados se deu através da entrevista em grupo focal. A análise dos resultados foi feita a partir da análise temática de conteúdo. RESULTADOS: Conhecer as histórias dos alunos e fazê-los rememorar as situações que julgaram mais marcantes, lhes possibilitou reconhecer as próprias emoções, passo para a construção da Inteligência Emocional, que é capacidade de gerenciar as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos. Em diversas ocasiões os alunos reagem de forma diferente diante dos mesmos acontecimentos. Isto é de grande importância, pois quer dizer que boa parte de nossas ações não estão nos estímulos externos, e sim em condições pessoais, que podem ser conscientes ou inconscientes. CONCLUSÃO: Foi possível dar visibilidade às experiências de dificuldade emocionais vivenciadas pelos estudantes de enfermagem e, assim, propor mudanças e abertura de novos espaços de discussão no ambiente universitário.^len^aBACKGROUND: The expression or inhibition of emotions depends on the cognitive development of the cultural context in which we operate. Therefore, the educational phenomenon cannot be understood as fragmented, but like a social practice which involves various aspects, especially emotions, which are a vital part of the entire nursing training process. OBJECTIVE: To discuss with students the emotional difficulties experienced when approaching patients. METHODS: Qualitative, descriptive study, conducted with graduation students of Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa from Universidade Federal Fluminense, on Rio de Janeiro state, Brazil. Data collection was carried out through focus group interview. The analysis was made from the thematic content investigation. RESULTS: To know stories of these students and make them recall situations they deemed most outstanding and that will enable them to recognize their own emotions, a step in the construction of Emotional Intelligence, which is the ability to manage emotions within ourselves and in our relationships. On several occasions, students react differently to the same events. This is of great importance, since it means that most of our actions are not triggered by external stimuli, but by personal conditions, which may be conscious or unconscious. CONCLUSION: It was possible to make difficult emotional experiences of nursing students visible, and thus propose changes and the opening of new spaces for discussion in the university environment.^les^aCONTEXTO: La expresión o inhibición de las emociones depende del desarrollo cognitivo y del contexto cultural en el que vivimos. Así, el fenómeno educativo no puede entenderse de manera fragmentada, sino como una práctica social, históricamente situado, lo que tiene muchas implicaciones, sobre todo emocionales, que impregnan todo el proceso de formación en enfermería. OBJETIVO: Discutir junto a los estudiantes de enfermería dificultades emocionales experimentadas en el abordaje del paciente. METODOLOGÍA: Estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio realizado con estudiantes de grado en Enfermería de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal Fluminense Afonso Costa Aurora en el estado de Río de Janeiro, Niterói, Brasil. La recogida de datos se llevó a cabo a través de grupo de entrevista. El análisis se realizó a partir del análisis de contenido temático. RESULTADOS: Conocer las historias de los estudiantes y inducirlos a recordar las situaciones que consideren más destacadas, les permitirá reconocer sus emociones, paso a la construcción de la inteligencia emocional, que es la capacidad de manejar las emociones en nosotros y en nuestras relaciones. En varias ocasiones, los estudiantes reaccionan de manera diferente a los mismos hechos. Esto es de gran importancia, porque significa que la mayoría de nuestras acciones no son espoleadas por estímulos externos, pero en las condiciones personales, que pueden ser conscientes o inconscientes. CONCLUSIÓN: Es posible hacer visible la dificultad emocional experiencias de los estudiantes de enfermería y así proponer cambios y la apertura de nuevos espacios para la discusión en el ámbito universitario.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License