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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

RODRIGUES, Wagner de Oliveira; MOURAO, Lucia Cardoso; ALMEIDA, Ana Clementina Vieira de    OLIVEIRA, Gilson Saippa de. Os limites do ensino teórico-prático da saúde mental na formação do profissional de saúde. []. , spe4, pp.107-114. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0149.

^lpt^aCONTEXTO: A efetivação do ensino da atenção psicossocial no curso de Medicina em uma Universidade do Estado do Rio de Janeiro envolve a articulação de mudanças em várias dimensões simultâneas e inter-relacionadas nos âmbitos político-ideológico e teórico-prático. OBJETIVO: Buscou-se analisar os limites do ensino teórico-prático da saúde mental na formação do profissional de saúde e destacar a utilização da metodologia da socioclínica institucional na realização de pesquisas ligadas ao ensino e à saúde. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa intervenção, com abordagem qualitativa, realizada em um município do Rio de Janeiro de 2013 a 2014, utilizando o método socioclínico institucional em sua modalidade de análise institucional das práticas. Os dados foram coletados em um diário de pesquisa, nos relatórios dos alunos e em entrevista coletiva realizada com os mesmos. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Fundação Educacional Serra dos Órgãos com CAEE 22980513.8.0000.5247, em 21/10/2013. RESULTADOS: Apontam para limites do ensino teórico-prático da saúde mental na formação profissional; os efeitos do tempo para apreensão do aporte teórico-prático da saúde mental; a percepção da rede de atenção à saúde mental, e a valorização excessiva do especialista no cuidado em saúde mental. CONCLUSÕES: Considera-se que, apesar das limitações, nos debates entre alunos, professor e profissionais da saúde foram elaboradas algumas propostas instituintes indicando a construção de um embrião de uma nova prática na atenção psicossocial.^len^aBACKGROUND: The effectiveness of psychosocial care education in the medical school of a Public University of Rio de Janeiro involves the simultaneous articulation of changes in several dimensions and interrelated in political-ideological and theoretical-practical fields. OBJECTIVES: Was sought to examine the limits of theoretical-practical teaching of mental health in the training of health professionals and highlight the use of institutional socio-clinical methodology to carry out research linked to education and health. METHODS: Intervention research with a qualitative approach, carried out in a municipality of Rio de Janeiro from 2013 to 2014, using the institutional socio-clinical method in its form of institutional analysis of practices. Data were collected through a daily research, the student’s reports and collective interview performed with them. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Educational Foundation Serra dos Órgãos with CAEE 22980513.8.0000.5247 on 21/10/2013. RESULTS: Limits of theoretical-practical teaching of mental health in vocational training are highlighted; the effects of time to grasp the theoretical-practical contribution of mental health; the perception of the mental health system, and the excessive appreciation of expert in mental health care. CONCLUSIONS: It is felt that, despite the limitations, the discussions between students, teachers and health professionals allowed the elaboration of some instituting proposals indicating the construction of an embryonary new practice in psychosocial care.^les^aCONTEXTO: La educación en atención psicosocial en la escuela de medicina de una Universidad del Estado de Río de Janeiro, implica la articulación de los cambios en varias dimensiones simultáneamente y están interrelacionadas en el ámbito politico-ideológico y teórico-práctico. OBJETIVOS Analizar los límites de la enseñanza teórica y práctica de la salud mental en la formación de los profesionales de la salud y poner de relieve el uso de la metodología socio clínica institucional en la investigación en salud y educación. METODOLOGÍA: Intervención con un enfoque cualitativo, realizado en 2013 y 2014, utilizando el método socio clínico institucional en su forma de análisis institucional de las prácticas. Los datos fueron recogidos en diario de pesquisa, en los informes finales de los alumnos del cuarto período y en una conferencia de prensa con estos estudiantes en el Segundo semestre de 2014, cuando éstos ya cursaban el quinto período. Aprobación CEP CAEE 22980513.8.0000.5247, en el 21/10/2013. RESULTADOS: Han apuntado hacia los límites de la enseñanza teórica y práctica de la salud mental en la formación del profesional de la salud; los efectos del tiempo de comprender la teoría y práctica de la salud mental de los estudiantes; la percepción de la atención a la red de atención a la salud mental y la sobrevaloración del experto en atención a la salud. CONCLUSIONES: A pesar de las limitaciones, se pudieron observar propuestas instituyentes con que los profesores, estudiantes y profesionales de la salud han podido construir un embrión de una nueva práctica en la atención psicosocial.

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