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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

BARRANTES, Francisco Javier; VIOLANTE, Carlos; GRACA, Luís    AMORIM, Isabel. Programa de Luta conta o Estigma: resultados obtidos na formação nos profissionais da Saúde Mental. []. , spe5, pp.19-24. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0162.

^lpt^aOs utentes dos serviços de saúde mental sentem-se estigmatizados também pelos profissionais. Tendo em consideração este facto, foi iniciado na Casa de Saúde São João de Deus-Barcelos, um programa de intervenção no âmbito da Luta contra o Estigma. Neste artigo analisam-se os resultados obtidos numa ação formativa, integrada neste programa e dirigida aos profissionais da Instituição. Construiu-se um estudo comparativo, em dois momentos: No primeiro efetuou-se um diagnóstico de situação e num segundo momento pretendeu-se avaliar resultados após a intervenção. Foi utilizado o instrumento AQ-27, "The Attribution Questionnaire 27" de Corrigan (2004) na versão portuguesa. Entre os momentos não se observam diferenças significativas, à exceção do evitamento. Como conclusão, afirma-se que as ações informativas devem integrar-se em processos dinâmicos e interativos, não serem "informação sobre" mas sim "conhecimento de / junto de", havendo uma maior interatividade entre colaboradores e utentes em fase de recovery.^les^aLos clientes de los servicios de salud mental se sienten estigmatizados también por los profesionales. Considerando este hecho, fue iniciado en la Casa de Saúde São João de Deus-Barcelos, un programa de intervención en el ámbito de la lucha contra el estigma. En este artículo se analizan los resultados obtenidos en una acción de formación, integrada en este proyecto y dirigida a los profesionales de la Institución. Se elaboró un estudio comparativo en dos momentos: En el primero se efectuó un diagnóstico de la situación y en el segundo se valoraron los resultados obtenidos después de esta intervención. Fue utilizado el instrumento AQ-27, versión portuguesa. Entre los momentos no se observan diferencias estadísticamente significativas, excepto en el factor Evitación. Como conclusión, se afirma que las acciones informativas deben integrarse en procesos dinámicos e interactivos, no siendo sólo "acciones de información sobre" y sí "conocimiento de/junto de", habiendo una mayor interactividad entre los colaboradores y clientes en fase de recovery.^len^aThe users of mental health services feel stigmatized by professionals as well. Taking this into account, an intervention program of fight against stigma was started at the São João de Deus-Barcelos Health House. In this article are analysed the results obtained in a workshop/course, which is integrated in this program and directed to the Institution professionals. A comparative study was elaborated, in two moments: In the first, one a situation diagnosis was made and in a second moment it was intended to evaluate the results after intervention. The instrument AQ-27, "The Attribution Questionnaire 27" of Corrigan (2004) was used, in the Portuguese version. Between the two moments no significant differences were observed, with the exception of avoidance. As a conclusion, it is stated that workshops/courses should be integrated in dynamic and interactive processes, not only "information about" but, rather "knowledge of / with who", with greater interactivity between health professionals (employees) and users in the recovery phase.

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