24 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

MORGADO, Tânia; LOUREIRO, Luís    BOTELHO, Maria Antónia Rebelo. Intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” para adolescentes em contexto escolar: Validade de conteúdo através de e-Delphi modificado. []. , 24, pp.43-50. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0280.

^lpt^aCONTEXTO: A literacia para a saúde mental foi definida como o conhecimento e as crenças sobre as perturbações mentais que ajudam no seu reconhecimento, gestão ou prevenção. Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental dos adolescentes e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais sobre a ansiedade em contexto escolar. OBJETIVO: Avaliar a validade de conteúdo da intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental sobre a ansiedade dos adolescentes em contexto escolar: “ProLiSMental”. MÉTODOS: Intervenções complexas segundo a Medical Research Council Framework. O desenho da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” foi submetido à avaliação da validade de conteúdo através de um e-Delphi modificado com peritos. Foram definidos os critérios de seleção dos peritos, os critérios de consenso e as questões orientadoras. Foram garantidas as considerações éticas. RESULTADOS: Participaram 25 peritos nacionais e internacionais com elevado nível de perícia e obtiveram-se os critérios de consenso na 1ª ronda, registando concordância nas respostas a todas questões (100%) e concordância elevada nas respostas a 8 questões (57,1%). CONCLUSÕES: Validou-se o conteúdo da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, constituída por 4 sessões de 90 minutos, com recurso a diferentes métodos e técnicas pedagógicas. Espera-se que esta intervenção psicoeducacional promova a capacitação dos adolescentes para aceder, compreender e usar informação sobre a saúde mental que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.^len^aBACKGROUND: Mental health literacy was defined as knowledge and beliefs about mental disorders that help in their recognition, management or prevention. National and international studies show low mental health in adolescents' mental health and the need to develop psychoeducational interventions on anxiety in the school context. AIM: To evaluate the content validity of the psychoeducational intervention to promote mental health literacy on anxiety of adolescents in a school context: “ProLiSMental”. METHODS: Complex interventions according to the Medical Research Council Framework. The design of the “ProLiSMental” psychoeducational intervention was submitted to content validity assessment through a modified e-Delphi with experts. Criteria for selecting experts, consensus criteria and guiding questions were defined. Ethical considerations were guaranteed. RESULTS: 25 national and international experts with a high level of expertise participated and consensus criteria were obtained in the 1st round, registering agreement on the answers to all questions (100%) and high agreement on the answers to 8 questions (57,1%). CONCLUSIONS: The content of the “ProLiSMental” psychoeducational intervention was validated, consisting of 4 sessions of 90 minutes, using different teaching methods and techniques. It is expected that this psychoeducational intervention will promote the empowerment of adolescents to access, understand and use information about mental health that will help them to prevent, recognize and manage anxiety.^les^aCONTEXTO: La alfabetización en salud mental se definió como el conocimiento y las creencias sobre los trastornos mentales que ayudan en su reconocimiento, manejo o prevención. Estudios nacionales e internacionales muestran un bajo nivel de alfabetización en la salud mental de los adolescentes y la necesidad de desarrollar intervenciones psicoeducativas sobre la ansiedad en el contexto escolar. OBJETIVO: Evaluar la validez de contenido de la intervención psicoeducativa promotora de la alfabetización en salud sobre la ansiedad de los adolescentes en el contexto escolar: “ProLiSMental”. METODOLOGÍA: Intervenciones complejas de acuerdo a Medical Research Council Framework. El diseño de la intervención psicoeducativa “ProLiSMental” fue sometido a evaluación de validez de contenido a través de un e-Delphi modificado con expertos. Se definieron criterios de selección de expertos, criterios de consenso y preguntas orientadoras. Se garantizaron las consideraciones éticas. RESULTADOS: Participaron 25 expertos nacionales e internacionales con alto nivel de especialización y se obtuvieron criterios de consenso en la 1a ronda, registrándose acuerdo en las respuestas a todas las preguntas (100%) y alto acuerdo en las respuestas a 8 preguntas (57,1%) . CONCLUSIONES: Se validó el contenido de la intervención psicoeducativa “ProLiSMental”, que consta de 4 sesiones de 90 minutos, utilizando diferentes métodos y técnicas de enseñanza. Se espera que esta intervención psicoeducativa promueva la formación de los adolescentes para que accedan, comprendan y utilicen información sobre salud mental que les ayude a prevenir, reconocer y manejar la ansiedad.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License