24 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

SANTOS, Rachel da Silva; TAKESHITA, Isabela Mie; CARDOSO, Franciéle de Ávila Boeira    TORRES, Lilian Machado. Atuação do enfermeiro no atendimento ao público infantojuvenil em sofrimento mental: Uma revisão integrativa. []. , 24, pp.69-78. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0283.

CONTEXTO: A qualidade da assistência de enfermagem em saúde mental é essencial na vida das crianças e adolescentes. OBJETIVO: Descrever a atuação do enfermeiro no cuidado ao público infantojuvenil em sofrimento mental. MÉTODO: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados BVS e EBSCO, a partir de descritores selecionados. A amostra constituiu-se de 15 artigos, publicados entre 2013 a 2017, disponíveis na íntegra e nos idiomas português, inglês e espanhol. RESULTADOS: A atuação do enfermeiro perpassa pela gestão e organização do cuidado e considera o olhar individualizado e respeitoso. Busca-se a promoção da autonomia e ressocialização desses jovens e suas famílias, a partir da inclusão do familiar/cuidador no planejamento do cuidado. CONCLUSÃO: O olhar ampliado e a variedade de intervenções desempenhadas pelo enfermeiro torna sua prática complexa e fundamental para a qualidade de vida desses jovens. O diferencial em sua atuação está no conhecimento aberto, reflexivo e cientificamente embasado.

: Psiquiatria infantil; Psiquiatria do adolescente; Serviços de saúde mental; Enfermagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License