7 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

MORAIS, Carminda et al. Saúde em cadeia: (Co)construção de percursos de literacia em saúde e qualidade de vida. []. , spe7, pp.88-96. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0252.

CONTEXTO: Considerando que a cidadania em saúde consagra o direito e dever dos cidadãos participarem ativamente no processo de cuidados de saúde, procurou-se promover nos reclusos a literacia em saúde e qualidade de vida numa lógica de investigação-ação. OBJETIVOS: desenvolver competências cognitivas, sociais promotoras da tomada de decisão em saúde; incentivar à procura/mobilização da informação em saúde; reforçar as determinantes individuais e coletivas na gestão da doença crónica. MÉTODOS: Estudo quasi-experimental com recurso a metodologias participativas e quantitativas. Efetuaram-se entrevistas à Direção de um Estabelecimento Prisional do Norte de Portugal e a focus group com os reclusos. Aplicaram-se questionários de Literacia em Saúde, Avaliação de Qualidade de Vida e um Instrumento de caraterização sociodemográfica. RESULTADOS: No Grupo de Intervenção a idade média é de 39,2 + 10,8 anos, variando entre os 19 e os 55 anos. Na Qualidade de Vida, as dimensões “Saúde Geral” e “Função Física” apresentaram respetivamente valores mais baixo (47,4%) e mais elevado (71,3%). O nível de literacia “inadequado/problemático” foi o mais frequente, nas várias dimensões. A (co)construção do programa de “educação terapêutica” configurou-se em 4 eixos: saúde global, higiene, bem-estar; alimentação e saúde; gestão doença; e gestão/compreensão da informação em saúde CONCLUSÕES: O projeto centrou-se na cooperação intersectorial, multiprofissional, em lógicas de whole-of-government e whole-of-society. Os resultados são norteadores da intervenção prioritária, mantendo-se o enfoque na lógica de botton-up, orientada para os domínios da saúde geral e emocional, com recurso ao team building. Encontra-se em fase de reavaliação, com recurso às estratégias utilizadas no diagnóstico inicial.

: Qualidade de vida; Literacia em saúde; Prisões.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License