25 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

FERNANDES, Rodrigo; SCALIA, Luana; WOLKERS, Paula    UEIRA-VIEIRA, Carlos. Análise qualitativa das experiências anômalas em indivíduos com vivências psicóticas e dissociativas em grupo religioso. []. , 25, pp.79-94.   30--2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0299.

Introdução:

As experiências anômalas vivenciadas por médiuns espíritas são objeto de interesse da psiquiatria transcultural, pela necessidade de se diferenciar vivências Religiosas/Espirituais de vivências patológicas.

Objetivo:

descrever e compreender as vivências sobre experiências anômalas narradas por médiuns espíritas brasileiros pela ótica da fenomenologia e da psiquiatria transcultural.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa que utilizou como metodologia de coleta de dados a narrativa e como referencial teórico-metodológico a fenomenologia segundo Ricoeur (1978). Foram realizadas entrevistas em profundidade por meio de um roteiro semi-estruturado com quatro médiuns espíritas.

Resultados:

As vivências mediúnicas foram variadas e com características peculiares. Percebeu-se características geralmente associadas a transtornos mentais. O início das vivências das experiências anômalas provocaram medo, sofrimento e sentimento de inadequação social.

Conclusões:

As vivências das experiências anômalas foram semelhantes às vivências de transtornos mentais e a prática religiosa se mostrou positiva e provocou sentimentos de aceitação e resiliência.

: Personalidade; Ajustamento social; Religião; Transtornos mentais.

        · |     · |     · ( pdf )