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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

TRINCO, Maria Edite    SANTOS, José Carlos. Comportamento autolesivo na adolescência e experiência da família: Revisão da literatura. []. , 25, pp.131-146.   30--2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0302.

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Contexto:

O fenómeno dos comportamentos autolesivos é polimorfo e multifacetado, havendo necessidade de ser contextualizado numa perspetiva individual, familiar e social. Os estudos nacionais e internacionais são parcos na compreensão deste fenómeno na perspetiva da família.

Objetivo(s):

Compreender a experiência da família perante um comportamento autolesivo de um filho adolescente.

Métodos:

Revisão da literatura pelo método PICo, a partir da questão: “Qual a experiência da família do adolescente com comportamento autolesivo?”. Definidos os critérios de inclusão e exclusão e selecionadas as palavras-chave de acordo com os descritores MeSH. Foram efetuadas pesquisas nas bases de dados disponíveis durante os meses de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, para resultados de janeiro de 2005 a fevereiro de 2016.

Resultados:

Constituíram o corpus 10 artigos que após análise deram origem a três categorias: sofrimento psíquico, crise familiar e necessidades da família. A compreensão do fenómeno da experiência da família perante um comportamento autolesivo do adolescente leva a que a família se restruture como sistema, fazendo a catarse do conflito vivido entre o adolescente e a família.

Conclusões:

Sendo os comportamentos autolesivos na adolescência um problema de saúde pública que compromete o presente e empenha o futuro do próprio adolescente e da família torna-se premente a necessidade de compreensão deste fenómeno com vista a um cuidado global à família como sistema interativo e interdependente.

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Background:

The phenomenon of self-harming behaviour is complex and diverse, so there is a need to see it in an individual, familiar and social frame. Portuguese as well as international studies try to understand it in a way that doesn´t focus enough on the family perspective.

Aim:

Understanding how the family experience a self-harming behaviour of a teenage child.

Methods:

The PICo method was used to review the literature based on the question: ”How does the family experience their teenager self-harming behaviour?”. Once the criteria for inclusion and/or exclusion were defined as well as the keywords, according to MeSH categories, research was conducted between November 2015 and February 2016.

Results:

A body of 10 articles, which were analysed and organised into three categories: psychic suffering, family crisis and needs. Understanding the family’s experience with the teenager’s self-harming behaviour has the family restructure itself as a system, performing the catharsis of the teenager-family conflict.

Conclusions:

When faced with a self-harming behaviour of one of their teenagers, the family is forced to reorganize itself as a system and to find a cathartic way of dealing with the conflict between the two (teenager and family). Teenage self-harming behaviour must be seen as a problem of public health which puts the present at risk and compromises the future of the teenager and their family. It is, therefore, urgent that there is a better understanding of this phenomenon, so that a global care to the family could be provided, inasmuch as it is an interactive and interdependent system.

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Contexto:

El fenómeno de los comportamientos autolesivos es polimorfo y multifacético, y existe la necesidad de contextualizarlo desde una perspectiva individual, familiar y social. Los estudios nacionales e internacionales resultan escasos en cuanto a comprender este fenómeno desde la perspectiva de la familia.

Objetivo(s):

comprender la experiencia de la familia ante un comportamiento autolesivo de un hijo adolescente.

Metodología:

revisión de la literatura según el método PICo a partir de la pregunta: “¿Cuál es la experiencia de la familia del adolescente que presenta un comportamiento autolesivo?”. Una vez definidos los criterios de inclusión y exclusión y seleccionadas las palabras clave según los descriptores MeSH, se realizaron búsquedas en las bases de datos disponibles durante los meses de noviembre de 2015 a febrero de 2016 para obtener resultados de enero de 2005 a febrero de 2016.

Resultados:

El corpus estuvo formado por diez artículos, los cuales, una vez analizados, dieron lugar a tres categorías: sufrimiento psíquico, crisis familiar y necesidades de la familia. La comprensión del fenómeno de la experiencia de la familia ante un comportamiento autolesivo del adolescente conduce a la reestructuración de la familia como sistema, produciéndose la catarsis del conflicto vivido entre el adolescente y la familia.

Conclusiones:

la comprensión del fenómeno de la experiencia de la familia ante un comportamiento autolesivo del adolescente hace que la familia se reestructure como sistema y se produce una catarsis del conflicto vivido entre el adolescente y la familia. Dado que los comportamientos autolesivos en la adolescencia son un problema de salud pública que compromete el presente y compromete el futuro del propio adolescente y de la familia, aumenta la necesidad de comprensión de este fenómeno con vista a un cuidado global de la familia como sistema interactivo e interdependiente.

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