25 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

TRINCO, Maria Edite    SANTOS, José Carlos. Comportamento autolesivo na adolescência e experiência da família: Revisão da literatura. []. , 25, pp.131-146.   30--2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0302.

Contexto:

O fenómeno dos comportamentos autolesivos é polimorfo e multifacetado, havendo necessidade de ser contextualizado numa perspetiva individual, familiar e social. Os estudos nacionais e internacionais são parcos na compreensão deste fenómeno na perspetiva da família.

Objetivo(s):

Compreender a experiência da família perante um comportamento autolesivo de um filho adolescente.

Métodos:

Revisão da literatura pelo método PICo, a partir da questão: “Qual a experiência da família do adolescente com comportamento autolesivo?”. Definidos os critérios de inclusão e exclusão e selecionadas as palavras-chave de acordo com os descritores MeSH. Foram efetuadas pesquisas nas bases de dados disponíveis durante os meses de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, para resultados de janeiro de 2005 a fevereiro de 2016.

Resultados:

Constituíram o corpus 10 artigos que após análise deram origem a três categorias: sofrimento psíquico, crise familiar e necessidades da família. A compreensão do fenómeno da experiência da família perante um comportamento autolesivo do adolescente leva a que a família se restruture como sistema, fazendo a catarse do conflito vivido entre o adolescente e a família.

Conclusões:

Sendo os comportamentos autolesivos na adolescência um problema de saúde pública que compromete o presente e empenha o futuro do próprio adolescente e da família torna-se premente a necessidade de compreensão deste fenómeno com vista a um cuidado global à família como sistema interativo e interdependente.

: Família; Adolescente; Comportamento autodestrutivo; Acontecimentos que mudam a vida.

        · |     · |     · ( pdf )