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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

MANTA, Carolina Guedes; SOUTO, Rafaella Queiroga    CEBALLOS, Albanita Gomes da Costa de. Apoio Social e déficit cognitivo em idosos cadastrados em serviço de atenção primária à saúde no Nordeste do Brasil. []. , 26, pp.40-58.   31--2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.309.

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Contexto:

O declínio cognitivo do processo de envelhecimento pode ocasionar redução da autonomia, da independência e da adaptabilidade social do idoso. Por outro lado, o convívio social e as redes de suporte social podem retardar ou desacelerar esse processo.

Objetivo:

Identificar a associação entre apoio social e déficit cognitivo em idosos.

Método:

Estudo transversal com idosos cadastrados em uma Unidade de Saúde da Família da cidade do Recife, nordeste do Brasil. Foram avaliados 88 idosos utilizando questionário sociodemográfico, instrumento referente à percepção de apoio social e o mini exame do estado mental para rastreio do déficit cognitivo. Foram realizadas análises estratificadas e bivariadas.

Resultados:

Os idosos que participaram do estudo tinham idade média de 71,72 anos, predominância do sexo feminino (70,5%) e ensino fundamental como maior escolaridade (73,9%). Ter alto apoio social foi observado por 86,4% dos pesquisados. Encontrou-se associação positiva e estatisticamente significante entre ter alto apoio social e não apresentar déficit cognitivo nas dimensões orientação temporal (OR:8,33; IC95%: 2,01-34,42), orientação espacial (OR:25,00; IC95%: 2,34- 266,48), repetir frase (OR: 4,22; IC95%:1,13-15,69) e seguir ordem (OR:15,00; IC95%: 1,24- 180,82).

Considerações finais:

O apoio social é importante na vida dos idosos para um desenvolvimento positivo do envelhecimento cognitivo.

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Context:

The cognitive decline of the aging process can lead to a reduction in the autonomy, independence and social adaptability, but the social interaction and social support networks can slow down the process.

Objective:

To identify the association between social support and cognitive deficit in the elderly.

Method:

The study is a cross-sectional descriptive with elderly registered in a Family Health Unit in the city of Recife, northeast of Brazil. Eighty-eight elderly patients were evaluated using a sociodemographic questionnaire, an instrument regarding the perception of social support of the elderly and the mini mental state examination for screening for cognitive impairment. In the data analysis, stratified and bivariate analyzes were performed.

Results:

The elderly who participated in the study had a mean age, female predominant (70.5%), and 73.9% had a schooling level up to elementary school. High social support was observed by 86.4% of respondents. 47 Were founded a positive and statistically significant association between having high social support and not presenting cognitive deficit in the dimensions: time orientation (OR:8,33; IC95%: 2,01-34,42), space orientation (OR:25,00; IC95%: 2,34-266,48), repeating sentence (OR: 4,22; IC95%:1,13-15,69) and following order (OR: 15,00; IC95%: 1,24-180,82).

Conclusion:

Social support is important in the lives of the elderly for a positive development of cognitive aging.

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Contexto:

El deterioro cognitivo del proceso de envejecimiento puede conducir a una reducción de la autonomía, independencia y adaptabilidad social de los ancianos. Por otro lado, la interacción social y las redes de apoyo social pueden ralentizar este proceso.

Objetivo:

Identificar la asociación entre el apoyo social y el deterioro cognitivo en los ancianos.

Método:

Estudio transversal con personas mayores registradas en una unidad de salud de la familia em Recife, que es una ciudad en nordeste del Brasil llamada Recife. Se avaluó a 88 ancianos utilizando un cuestionario sociodemográfico, un instrumento relacionado con la percepción del apoyo social y un examen del Estado Mental para detectar el deterioro cognitivo. Se realizaron análisis estratificados y bivariados de los dados.

Resultados:

Los ancianos que participaron en el estudio tenían una edad media de 71,72 años, predominio de mujeres (70.5%) y escuela primaria como un nivel de educación más alto (73.9%). Se observó un alto apoyo social (86,4%) e una asociación positiva y estadísticamente significativa entre tener un alto apoyo social y no tener un déficit cognitivo em las dimensiones de orientación temporal (OR: 8.33; IC 95%: 2.01-34.42), orientación espacial (OR: 25.00; IC del 95%: 2,34-266,48), repetir la oración (OR: 4,22; IC del 95%: 1,13-15,69) y seguir el orden (OR: 15,00; IC del 95%: 1,24-180 82).

Consideraciones finales:

El apoyo social es importante en la vida de los ancianos para un desarrollo positivo del envejecimiento cognitivo.

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