26 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

SILVA, Silvana Correia et al. Atenção à crise em saúde mental nos serviços especializados da rede comunitária: uma revisão sistemática. []. , 26, pp.124-139.   31--2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.314.

Introdução:

As intervenções na crise em saúde mental representam um dos principais desafios da reforma psiquiátrica e no Brasil é realizada um conjunto de práticas de cuidado firmado na atenção psicossocial. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) corresponde ao serviço de saúde de caráter aberto, comunitário e de referência na rede pública para a saúde mental. Deve funcionar, em todo território nacional, como dispositivo estratégico para evitar as internações em hospitais psiquiátricos incorporando ao seu funcionamento a lógica antimanicomial.

Objetivo:

O estudo buscou investigar as intervenções na crise em saúde mental nos CAPS.

Metodologia:

Realizou-se a revisão sistemática da literatura com artigos publicados entre 2009 e 2019, utilizando-se descritores nas bases de dados do PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Cochrane Library e PsycINFO.

Resultados:

Dos 1.111 estudos encontrados, 5 foram incluídos na revisão sistemática, totalizando 70 participantes em diferentes modalidades de CAPS. Os profissionais realizaram ações conforme a proposta da reforma psiquiátrica no Brasil, embora ainda houvesse aqueles que utilizaram a intervenção medicamentosa e a internação psiquiátrica.

Conclusões:

As ações são implementadas por alguns profissionais, o que deveria ser por todos, tendo em vista que a função estratégica do CAPS é evitar reproduzir ações manicomiais.

: Intervenção na crise; profissionais de saúde; serviços de saúde mental.

        · |     · |     · ( pdf )