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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

GONCALVES, Ana et al. Literacia em saúde em pessoas com alterações da saúde mental. []. , esp8, pp.43-50.   31--2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.338.

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Contexto:

A saúde mental está diretamente relacionada com a literacia em saúde, uma vez que, a primeira é influenciada pela segunda, podendo melhorar ou não a qualidade de vida do indivíduo dependendo da saúde mental de cada um. A literacia em saúde ou alfabetização em saúde pressupõe uma interação entre os profissionais de saúde e os indivíduos.

Objetivo:

Conhecer o nível de literacia em saúde nas pessoas com alterações de saúde mental assistidos na casa de saúde do Bom Jesus, Braga, Portugal.

Métodos:

A amostra deste estudo foi constituída por 101 doentes com alterações da saúde mental assistidos numa instituição de assistência psiquiátrica no Norte de Portugal, dos quais 23 eram acompanhados externamente à instituição e 78 estavam institucionalizados em unidades de curto internamento.

Resultados

: Os resultados obtidos, através da aplicação de um questionário e posteriormente pela análise dos dados, evidenciaram a existência de baixos níveis de literacia em saúde em 71,6% dos inquiridos. Observou-se também a existência de relação entre a idade e as habilitações literárias destas pessoas com o nível de literacia, no entanto, apesar de haver evidência estatística suficiente para afirmar que o nível de literacia em saúde é influenciado pela idade ou pela escolaridade, esta relação é desprezável, fazendo com que não se possa afirmar que, quanto mais velho menor a literacia em saúde ou quanto maior o nível de escolaridade maior o nível de literacia. Também se pode verificar a existência de relação entre o nível de literacia em saúde e as pessoas com o diagnóstico de “perturbação neurótica”.

Conclusões:

Assim sendo, podemos concluir que a literacia em saúde é influenciada pela saúde mental das pessoas. Uma vez que, a segunda influência a qualidade e segurança dos cuidados de saúde das pessoas. É necessário que as pessoas tenham habilidades de inteligência e comunicação para tomarem decisões informadas sobre a melhor decisão a ser tomada em relação à sua saúde.

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Background:

Health literacy or basic health knowledge presupposes an interaction between health professionals and individuals. Thus, mental health is directly related to health literacy, since the former is influenced by the second, and may or may not improve the quality of life of the individual depending on the mental health of each one.

Aim:

To know the level of health literacy in people with mental health disorders assisted at Bom Jesus health home.

Methods:

The sample of this study consisted of 101 patients with mental health disorders who were taken care of at a psychiatric care institution in northern Portugal, of which 23 were externally monitored and 78 were institutionalized in short hospitalization units.

RESULTS:

The results obtained, through the application of a questionnaire and later by the data analysis, evidenced the existence of low levels of health literacy in 71.6% of the respondents. It was also pointed out the existence of a relationship between the age and the qualifications of these people with the level of literacy, however, although there is sufficient statistical evidence to affirm that the level of health literacy is influenced by age or schooling, this relationship is negligible, making it impossible to state that the older the people are, the lower level of health literacy they have, or the higher the level of schooling the higher the level of literacy. It is also possible to check the existence of a relationship between the level of health literacy and people diagnosed with “neurotic disorder”.

CONCLUSIONS:

Thus, we can conclude that health literacy is influenced by people's mental health, since, the second influences the quality and safety of people's health care. People should get intelligence and communication skills and abilities to make wise decisions when it comes to make decisions about their health.

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Contexto:

La alfabetización sanitaria o la alfabetización sanitaria presuponen una interacción entre profesionales de la salud y las personas. La salud mental está directamente relacionada con la alfabetización en salud, ya que la primera está influenciada por la segunda y puede o no mejorar la calidad de vida del individuo dependiendo de la salud mental de uno.

Objetivo:

Conocer el nivel de alfabetización en salud en personas con trastornos de salud mental asistidos en el hogar de salud de Bom Jesus.

Metodología:

La muestra de este estudio consistió en 101 pacientes con trastornos de salud mental atendidos en una institución de atención psiquiátrica en el norte de Portugal, de los cuales 23 fueron seguidos externamente a la casa y 78 fueron institucionalizados en unidades de hospitalización cortas.

Resultados:

Los resultados obtenidos mediante la aplicación de un cuestionario y análisis de datos posteriores mostraron la existencia de bajos niveles de alfabetización en salud en el 71,6% de los encuestados. Sin embargo, también hubo una relación entre la edad y la alfabetización de estas personas con el nivel de alfabetización, aunque existe evidencia estadística suficiente para indicar que el nivel de alfabetización en salud está influenciado por la edad o la educación. Esta relación es insignificante, lo que hace imposible decir que cuanto mayor es la alfabetización en salud o cuanto mayor es el nivel educativo, mayor es el nivel de alfabetización. También es posible verificar la existencia de una relación entre el nivel de alfabetización en salud y las personas con diagnóstico de “trastorno neurótico”.

Conclusiones:

Por lo tanto, podemos concluir que la alfabetización en salud está influenciada por la salud mental de las personas. Desde entonces, el segundo influye en la calidad y seguridad de la atención médica de las personas. Las personas necesitan habilidades de inteligencia y comunicación para tomar decisiones informadas sobre la mejor decisión con respecto a su salud.

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