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Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

GONZALEZ, Iria Sazatornil    NUNES, Lucília. Evidências da utilização do treino metacognitivo na pessoa com psicose: revisão integrativa da literatura. []. , 27, pp.158-180.   30--2022. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.331.

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Contexto:

Numa sociedade com grande carga global de doença associada às perturbações mentais, é primordial o desenvolvimento de intervenções psicoterapêuticas como o treino metacognitivo para pessoas com psicose, coadjuvante do tratamento psicofarmacológico.

Objetivo:

Analisar as evidências da utilização do treino metacognitivo na pessoa com psicose.

Metodologia:

Formulada a questão PICO, pesquisaram-se artigos publicados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, nas bases de dados: Complementary index; MEDLINE complete, Academic Search Complete, CINAHL Complete, ScienceDirect e eBook Index. O processo de avaliação metodológica foi realizado por dois revisores independentes, com recurso aos instrumentos de avaliação do Joanna Briggs Institute. Foram definidos critérios de inclusão e exclusão, obtendo no total 8 artigos para a revisão.

Resultados:

Como principais resultados, após análise dos artigos incluídos, concluímos que, o treino metacognitivo aplicado em grupo, em pessoas com psicose, em contexto comunitário, demonstra eficácia quanto à redução da sintomatologia positiva (delírios e alucinações) e aumento dos níveis de insight clínico e cognitivo.

Conclusão:

O treino metacognitivo demonstra ser uma intervenção eficaz em pessoas com psicose, devendo por essa razão, ser desenvolvido em contexto da prática clínica de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Sendo uma intervenção com recente implementação, emerge a necessidade contínua de investigação dos seus efeitos na população com sintomatologia psicótica, maiormente, nas variáveis da afetividade, funcionamento social, risco suicidário e recaídas.

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Context:

In a society with a great global burden of disease associated with mental disorders, the development of psychotherapeutic interventions such as metacognitive training for people with psychosis, adjunct to psychopharmacological treatment, is paramount.

Objective:

Analyze the evidence of the use of metacognitive training in the person with psychosis.

Review Method:

Formulated the PICO question, articles published between December 2017 and December 2020 were researched in the databases: Complementary index; MEDLINE complete, Academic Search Complete, CINAHL Complete, ScienceDirect and eBook Index. The methodological evaluation process was carried out by two independent reviewers, using the evaluation instruments of the Joanna Briggs Institute. Inclusion and exclusion criteria are defined, bringing together a total of 8 articles for review.

Results:

As main results, after analysis of the included articles, we conclude that the metacognitive training applied in a group, in people with psychosis, in a community context, demonstrates efficacy in reducing positive symptomatology (delusions and hallucinations), and increasing levels of clinical and cognitive insight.

Conclusion:

Metacognitive training proves to be an effective intervention in people with psychosis and should therefore be developed in the context of clinical practice of mental and psychiatric health nursing. Being an intervention with recent implementation, emerges the continuous need to investigate its effects on the population with psychotic symptomatology, mainly, in the variables of affectivity, social functioning, suicide risk and relapses.

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Contexto:

En una sociedad con una gran carga global de enfermedad asociada a los trastornos mentales, el desarrollo de intervenciones psicoterapéuticas como el entrenamiento metacognitivo para personas con psicosis es fundamental, como complemento del tratamiento psicofarmacológico.

Objetivo:

Analizar la evidencia del uso del entrenamiento metacognitivo en personas con psicosis.

Metodología:

Una vez formulada la pregunta PICO, se buscaron los artículos publicados entre diciembre de 2017 y diciembre de 2020, en las siguientes bases de datos: Índice complementario; MEDLINE completo, búsqueda académica completa, CINAHL completo, ScienceDirect y eBook Index. El proceso de evaluación metodológica fue realizado por dos revisores independientes, utilizando los instrumentos de evaluación del Instituto Joanna Briggs. Se definieron criterios de inclusión y exclusión, obteniendo un total de 8 artículos para revisión.

Resultados:

Como principales resultados, luego de analizar los artículos incluidos, se concluye que el entrenamiento metacognitivo aplicado en grupos, en personas con psicosis, en un contexto comunitario, demuestra efectividad para reducir los síntomas positivos (delirios y alucinaciones) y aumentar los niveles de insight clínico y cognitivo.

Conclusión:

El entrenamiento metacognitivo demuestra ser una intervención eficaz en personas con psicosis, por lo que debe desarrollarse en el contexto de la práctica clínica en salud mental y enfermería psiquiátrica. Como intervención de reciente implementación, existe una necesidad continua de investigar sus efectos en la población con síntomas psicóticos, principalmente en las variables de afectividad, funcionamiento social, riesgo de suicidio y recaídas.

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