30 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

 ISSN 1647-2160

TUKAIEV, Sergii et al. Determinantes Psicológicos da Preparação para a Inovação entre os Jovens Estudantes Ucranianos. []. , 30, pp.52-65.   31--2023. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.373.

No presente estudo analisou-se o tema da aptidão psicológica para a inovação da juventude ucraniana atual e os seus determinantes psicológicos. A relevância do tema baseia-se nas exigências crescentes dos empregadores em relação aos licenciados e às suas características psicológicas, que requerem uma adaptação rápida às novas condições e mudanças constantes, incluindo a aptidão para a inovação. Verificou-se que os fatores mais importantes da aptidão psicológica para a inovação são, por um lado, a baixa rigidez e o neuroticismo e, por outro, a capacidade de correr riscos em prol do sucesso, a elevada necessidade de auto-desenvolvimento e a agressividade. Foram estabelecidas as características psicológicas dos estudantes que têm um elevado nível de aptidão psicológica para a inovação. Foi apresentado o perfil psicológico da pessoa com um elevado nível de aptidão para a inovação. As características mais importantes de uma personalidade inovadora são a elevada autoestima e o nível de exigência, a estabilidade emocional e a força de vontade desenvolvida.

: Determinantes Psicológicos da Preparação para a Inovação; Esfera Emocional-Volitiva; Esfera da Necessidade Motivacional; Características da Personalidade Inovadora.

        · |     · |     · ( pdf )