5 10El diálogo del artista contemporáneo y la iglesia católica 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista :Estúdio

 ISSN 1647-6158

TRINDADE, António Oriol. Geometria, perspectiva linear e escala teológica, pintura e contemporaneidade: Que futuro?. []. , 5, 10, pp.50-60. ISSN 1647-6158.

^lpt^aO presente artigo refere o impacto da tradicional perspectiva linear geométrica, como um forte instrumento conceptual em determinados trilhos do mundo das artes visuais, estabelecendo conexões e pontes teóricas e práticas, entre a sua utilização como escala teológica, operativa durante os séculos XV, XVI, XVII e XV, com determinadas manifestações na arte contemporânea, numa escala mais profana, na modalidade de pintura de cavalete mas também numa escala mais monumental. Nos vários tempos históricos, que compreendem a contemporaneidade, verificamos, apesar das diferentes técnicas, a utilização de alguns princípios comuns, sobretudo nas pontes teóricas lançadas no século XV, com algumas propostas do século XX.^len^aThis article concerns the impact of the traditional geometric linear perspective, as a strong conceptual tool in certain tracks in the world of visual arts, establishing connections and theoretical and practical bridges, between its use as a theological operational scale during the XV, XVI, XVII and XV centuries, with certain manifestation ways in the contemporary art, in a more profane level, in the form of easel painting but also on a more monumental scale. In the various historical periods, comprising contemporaneity, we can verify, despite the different techniques, the use of some common principles, especially in theoretical bridges launched in the XV century, with some proposals of the twentieth century.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License