6 12Señor Cifrián (Esther Señor & Carmen Cifrián): recuperación de la memoria a través de la identidad colectivaPrácticas semióticas de la identidad en la fotografía de Luz María Bedoya 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista :Estúdio

 ISSN 1647-6158

COSTA, Alexandre Rodrigues da. Fraturas expostas: uma análise das pinturas de "Desconstruções," de Alan Fontes. []. , 6, 12, pp.141-149. ISSN 1647-6158.

^lpt^aEste artigo se propõe a analisar as pinturas da série Desconstruções, de 2014, do artista mineiro Alan Fontes, a partir dos conceitos de informe e heterogenia de Georges Bataille. Tais conceitos nos permitirão pensar em uma pintura que se detém de maneira crítica sobre a arquitetura, ao tratar a casa como lugar precário, aberto aos acidentes. A casa se constitui, nas pinturas de Alan Fontes, como um espaço de proliferação de sentidos, que se abre, através do dilaceramento, para a desordem, a desintegração do que é familiar, quando as formas se dissolvem no vazio que as sustenta.^len^aThis article aims to analyze the paintings of Deconstructions series, 2014, by the artist Alan Fontes, from Minas Gerais, based on the Georges Bataille's concepts of formless and heterogeneity. These concepts allow us to think about a painting that works critically the architecture, to treat the house as precarious place, opening to accidents. The house is, in the Alan Fontes' paintings, a proliferation of directions that opens through tearing, for the disorder, the disintegration of which is familiar when empty forms dissolve themselves in what keeps them.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License