7 14Angie Bonino: Zoon politikón en Videoesfera 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista :Estúdio

 ISSN 1647-6158

LOPES, Almerinda da Silva. Apropriação e ironia na instalação 'Vestidas de branco' de Nelson Leirner. []. , 7, 14, pp.36-43. ISSN 1647-6158.

Ao instigar o júri formado por reconhecidos críticos a esclarecerem os critérios adotados para aceitarem o porco empalhado enviado por ele ao IV Salão de Arte Contemporânea de Brasília (DF), em 1967, o paulista Nelson Leirner tornou-se conhecido pela irreverência e senso crítico. Dialogando com o conceito de ready-made e de objet-trouvé, passaria a se apropriar de objetos banais industrializados, em gesso ou plástico, adquiridos no comércio popular, formatando inusitados trabalhos com os quais ironiza a exploração da fé, a alienação do futebol, as mazelas políticas e a espetacularização dos ritos sociais, como ocorre na instalação: "Vestidas de branco", na qual articulou uma narrativa paródica sobre um casamento de faz-de-conta, objeto principal deste texto.

: Apropriação; paródia; Imagens ready-made; Nelson Leirner.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License