10 28Expansión espacial en el (Selfi) de Darya Von Berner 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista :Estúdio

 ISSN 1647-6158

LOPES, Almerinda da Silva. A pintura metafórica e paradoxal de João Câmara e o insólito jogo do visível. []. , 10, 28, pp.22-29.   31--2019. ISSN 1647-6158.

^a

O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção recente do artista pernambucano João Câmara (1944), com foco em duas pinturas digitais, denominadas Comédia Parisiense (2O17) e Pedro Sonha (2018), por meio das quais o autor se refere, de maneira paradoxal e burlesca, a dois acontecimentos traumáticos da história político-social brasileira. Embora tratem de períodos distantes e diferentes protagonistas, mantêm entre si alguma similaridade, o que tornou as referências conhecidas, respectivamente, como "O Último Baile do Cabral" e o "Baile da Ilha Fiscal".

^lpt^a

The purpose of this article is to reflect on the recent production of the Pernambuco artist João Câmara (1944), focusing on two digital paintings, called "Comédia Parisiense" (2O17) and "Pedro Sonha" (2018), through which the author refers, paradoxical and burlesque, to two traumatic events in Brazilian political-social history. Although they deal with distant periods and different protagonists, they maintain some similarity among themselves, which made the references known respectively as "The Last Dance of the Cabral" and "Dance of the Fiscal Island."

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )