11 29Manolo Cuervo, pintor de símbolos, diseñador de imágenes 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista :Estúdio

 ISSN 1647-6158

CUNHA, Eduardo Vieira da. Amélia Brandelli e a absorção e transformação do desenho: um diálogo com a vida das plantas em “inverno, quase inverno”. []. , 11, 29, pp.60-65.   31--2020. ISSN 1647-6158.

^a

Este artigo trata da série de desenhos de 2019 de Amélia Brandelli,“Inverno, quase inverno”, onde a artista brasileira propõe uma relação entre o olhar e o real, e a nobreza que vem sendo perdida pela natureza. Nos desenhos de plantas, ela estabelece um jogo de claro e escuro que banha as folhagens, e que parece análogo à placa sensível, mas que transforma-se quando manipulado no desenho. Ali o gesto da artista se traduz como uma tentativa de romper com o luto da imagem.

^lpt^a

This article deals with Amelia Brandelli’s 2019 series of drawings, “Winter, almost winter”, where the Brazilian artist proposes a relationship between the look and the real, and about the nobility that has been lost by nature. In these plant drawings, she establishes a play of light and dark that bathes the foliage, and which seems analogous to the behavior of a sensitive plate, but which becomes transformed when manipulated in the drawing. The artist’s gesture translates as an attempt to break with the mourning of the image.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )