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Revista :Estúdio

 ISSN 1647-6158

POSTIGA, Ivan Miguel Salgado    RAMOS, Maria Regina Martins. O pensamento sem imagem: o paradigma da indeterminação dos fins na obra de Domingos Loureiro. []. , 11, 30, pp.84-92.   30--2020. ISSN 1647-6158.

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O presente artigo pretende discutir o modo como toda uma série de estratégias operativas envolvidas no processo de construção do pensamento e da prática artística atual parecem hoje abdicar dos modelos empíricos da visão e de toda uma espécie de imagem pré-concebida do pensamento, no sentido de fugirem aos condicionamentos mentais que pesam sob o próprio surgimento da experiência percetiva. Assim, obras inseridas na série “Paisagem-Corpo-Paisagem” (2016) do artista português Domingos Loureiro, assentes na lógica do constrangimento, tornam-se incontornáveis para pensarmos o modo como o potenciamento de um automatismo do gesto pode estar diretamente associado a uma espécie de “pensamento sem imagem”, capaz de despoletar, na prática do autor, estados de libertação criativa.

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The present article aims to discuss how a whole series of operative strategies involved in the process of thinking construction and current artistic practice seem to abdicate the empirical models of vision and a whole kind of preconceived image of thought, in the sense of escape the mental conditioning that weighs on the very emergence of perceptive experience. Thus, works inserted in the series “Paisagem-Corpo-Paisagem” (2016) by the portuguese artist Domingos Loureiro, based on the logic of constraint, become unavoidable to think about how the enhancement of an automatic gesture can be directly associated with a kind of “thought without image”, capable of triggering, in the author’s practice, states of creative liberation.

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