5 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

UEBEL, Roberto. O uso das escalas geográficas no estudo do processo de imigração contemporânea no Brasil. []. , 5, pp.259-276. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2014.5.011.

Este artigo aborda a questão do uso das escalas geográficas como um método de estudo do processo imigratório contemporâneo no Brasil à luz dos usos do território pelos grupos imigrantes que chegaram ao Brasil desde as últimas décadas do século XX e consolidaram-se em regiões socioeconômicas estratégicas do país. Logo, o uso destas escalas permite a interpretação das relações de poder, relações políticas, sociais e econômicas que favorecem a ação e consolidação das grandes correntes migratórias não apenas no sentido sul-sul, mas também um novo fenômeno que se observa com a relação norte-sul, de imigrantes provenientes de países, como por exemplo, Haiti e Senegal e que fomenta pesquisadores da ciência geográfica a pesquisar cada vez mais sobre o tema nestas primeiras décadas do terceiro milênio.

: Imigração; Escalas; Território; Contemporaneidade; Brasil.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License