8 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

MORCUENDE, Alejandro. Emigração e juventude: como os jovens catalães escapam de um modelo produtivo em crise. []. , 8, pp.103-131. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2015.8.006.

Os principais objetivos são caracterizar a situação dos jovens da Catalunha nas últimas décadas, e promover o estudo da migração de jovens qualificados no contexto dos parâmetros económicos e sociais em curso na dinâmica a nível europeu, bem como avaliar as causas desta emigração. É bem sabido que as gerações mais novas são hoje as melhor formadas nas últimas décadas; Sabe-se também, ainda que com muitas dúvidas sobre suas causas e consequências, que a migração dos jovens é um facto e uma tentativa de encontrar oportunidades negadas nas cidades de origem. A crise económica e as políticas adotadas levaram à deterioração das condições materiais das populações europeias, especialmente dos jovens aos quais são negados direitos básicos para a plena emancipação. Esta emancipação negada é exposta na presente comunicação, considerando os direitos violados como a principal forma de explicação da atual saída de jovens catalães para o exterior.

: migração da juventude; emancipação; desemprego juvenil; precariedade; acesso à habitação.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License