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GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

VILHENA, Gleyce    SILVA, Olavo. Avaliação de impactos ambientais de rodovias no Módulo II da Floresta Estadual do Amapá. []. , 12, pp.357-381. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2017.12.016.

^lpt^aA rede rodoviária no Amapá é fundamental para o desenvolvimento das atividades produtivas nas cadeias extrativistas, florestal e mineral. A Floresta Estadual do Amapá (FLOTA), Unidade de Conservação de uso sustentável, foi implantada visando entre outras atividades, aproveitar o grande potencial dos recursos florestais. Composta de quatro módulos-áre é acessada através de rodovias conectadas aos dois principais eixos rodoviários do Estado, as BR-210 e 156. Esta pesquisa buscou realizar a avaliação dos impactos ambientais causados pela alteraçao do relevo na construção da rodovia de acesso ao entorno do modulo II da FLOTA e elaborar um modelo menos impactante para acesso às areas de manejo florestal. Para a avaliação de impactos utilizou-se o método de sobreposição de cartas com suporte na Matriz de Leopold. Constatou-se que os impactos ambientais causados pela estrada implantada no entorno, apresentam maior magnitude e importância quando comparados aos impactos do modelo de projeto geométrico proposto, elaborado com maior precisão na análise dos elementos do relevo. ^len^aThe road network in Amapá is fundamental for the development of productive activities in extractive, forestry and mineral chains. The State Forest of Amapá (FLOTA), a Sustainable Use Conservation Unit, was implemented aiming, among other activities, to take advantage of the great potential of forest resources. Composed of four air-modules, it is accessed through highways connected to the two main roads of the State, BR-210 and 156. This research sought to carry out the evaluation of the environmental impacts caused by the alteration of the relief in the construction of the access highway to the surroundings of the module II of FLOTA and to elaborate a model less impacting for access to the areas of forest management. For the evaluation of impacts, the method of overlapping charts with support in the Leopold Matrix was used. It was verified that the environmental impacts caused by the road implanted in the surroundings, are of greater magnitude and importance when compared to the impacts of the proposed geometric design model, elaborated with greater precision in the analysis of the elements of the relief.

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