13 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

MUNOZ-VERA, Francisco    ROJAS-HERNANDEZ, Jorge. Vulnerabilidade social nas famílias deslocadas pelo terremoto e tsunami de 2010 na aldeia de Dichato, Região de Bío-Bío, Chile. []. , 13, pp.289-314. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2018.13.013.

Este artigo descreve os níveis de vulnerabilidade social das famílias deslocadas pelo terremoto de 2010 e o tsunami na cidade de Dichato. Para os agregados familiares afetados, os recursos vulneráveis (recursos materiais, econômicos e sociais disponíveis) adquirem um papel fundamental para enfrentar condições profundamente alteradas por uma catástrofe natural. Uma abordagem multi-método identifica ativos e estratégias usados pelas famílias para mobilizar esses recursos durante sua permanência em um campo de emergência. Do mesmo modo, um índice é elaborado através de uma análise de correspondência fatorial, que permitiu identificar fatores de vulnerabilidade latente denominados: Restrições de vulnerabilidade e Mecanismos de adaptação. Esses fatores descrevem limitações e capacidades das famílias para enfrentar um contexto de alta complexidade social.

: Vulnerabilidade social; vulnerabilidade ativa; deslocado; terremoto; tsunami.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License