GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território
ISSN 2182-1267
TONETTO, Leandro; TAROUCO, Fabrício COSTA, Filipe. Cidades turísticas e a projetação de valor emocional para as pessoas através de ambientes construídos. []. , 13, pp.435-458. ISSN 2182-1267. https://doi.org/10.17127/got/2018.13.019.
O turismo é um importante elemento para a economia e para a identidade de muitas cidades. O objetivo desta pesquisa foi compreender, a partir das avaliações dos turistas, quais são as experiências emocionais mais comuns vividas em suas cidades favoritas, e quais elementos as evocam. Adotou-se, para tanto, a Teoria dos Appraisals como modelo de investigação. Ela estabelece que as emoções experimentadas derivam da forma como os turistas processam as informações sobre o ambiente. A pesquisa, de base quantitativa, teve uma amostra de 310 pessoas e identificou cinco tipos de experiências emocionais que definem a preferência da pessoa por uma cidade: altruísmo/solidariedade, diversão, alegria, vínculo com o território e quebra de expectativas, sendo que cada uma pode ser incitada a partir de estímulos específicos.
: Cidades; Turismo; Design Emocional.