16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

CAMARA, Michel et al. Geotecnologias como subsídio para gestão de ambientes costeiros: análise do recuo em falésias/arribas no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, e suas implicações socioambientais. []. , 16, pp.53-79. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2019.16.003.

No presente trabalho foram utilizadas técnicas de geoprocessamento através de Processamento Digital de Imagens e Sistema de Informações Geográficas na análise de série temporal em escala de 3 décadas, utilizando imagens de sensores remotos de resolução espacial de 30 e 6,5 m para identificar as áreas que tiveram recuo erosivo de falésia/arriba do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, mensurando o recuo e a descaracterização desses ambientes, além de identificar e analisar os impactos socioambientais presentes. Foram destacadas 5 áreas com recuos erosivos em falésias/arribas de até 78.061 m², pondo em risco áreas de forte ocupação urbana, infraestruturas diversas e vias de acesso. Tais informações servem como subsídio para a gestão costeira nesses ambientes costeiros do litoral do Rio Grande do Norte.

: gestão costeira; erosão costeira; geomorfologia.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License