16 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

KLUCK, Erick. Planejamento estatal de perspectiva territorial no campo baiano. []. , 16, pp.153-176. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2019.16.007.

Tentaremos neste artigo desdobrar um pouco alguns aspectos relativos à ascensão da “perspectiva territorial” no planejamento, a partir de algumas ações empreendidas por meio do Estado no contexto atual, como um caráter transformado do próprio capital e de sua reprodução. O planejamento estatal (e outras ações), em seus aspectos práticos constitutivos, parece assim, intimamente relacionado a uma nova requalificação da reprodução capitalista, acarretando transformações na ordem do conflito, centralização e monopolização do capital, não sustentadas sem a sua contínua incursão (do Estado), não só legislativa, como estrutural, voltada inclusive, a conformação de um sistema financeiro, no qual, determinadas atividades industriais, agropecuárias e de extração em geral, e suas infraestruturas, são privilegiadas.

: planejamento estatal; território; zoneamento ecológico econômico; conflito.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License