18 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

SOARES, Karen    CORDOVIL, Fabíola. A Fronteira de Expansão do Capital como Condicionante para a Produção da Irregularidade Urbana: Análise Multiescalar da Atuação da Companhia de Habitação de Cascavel, Paraná, Brasil. []. , 18, pp.153-178. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2019.18.007.

Entre as décadas de 1990 e 2000, período da financeirização da economia no Brasil, as políticas públicas habitacionais brasileiras tiveram seus efeitos evidenciados em focos de irregularidade, periféricos à malha urbana, carentes de redes de infraestrutura básica, como na sede do município de Cascavel, Paraná, Brasil, que fez parte da região de fronteira de expansão de capital do sul do país a partir da década de 1930. Utiliza-se uma abordagem metodológica em dimensão multiescalar sobre as fontes documentais para evidenciar o panorama de atuação da Companhia Municipal de Habitação de Cascavel - COHAVEL, empresa pública, com fins econômicos, responsável pela promoção de loteamentos irregulares, direcionados para a população de baixa renda, desde a sua criação até o seu desmanche em 2010.

: Produção da Irregularidade; Assentamentos Irregulares; Financeirização; Território; Cascavel/PR.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License