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GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

ZOUAIN, Deborah; PEREIRA, Airton; SOUZA, Luiz    DUARTE, André. Destinos indutores do turismo brasileiro: um estudo de casos múltiplos. []. , 20, pp.191-220.   30--2020. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2020.20.009.

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A competitividade das destinações turísticas tem seguido uma lógica de mercado e, apesar do turismo ser um fenômeno complexo com aspectos culturais e sociais relevantes, seu papel na economia dos municípios, e até do país, são cada vez mais significativos. Considerando os aspectos econômicos e a geração de receitas que impactam na balança de pagamentos nacionais, o Ministério do Turismo (Mtur), juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), reuniram esforços para realizar uma pesquisa com o intuito de diagnosticar o panorama de competitividade dos destinos turísticos brasileiros. Os resultados encontrados foram apresentados no “Estudo de Competitividade de 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento do Turismo Regional”. O objetivo deste trabalho é analisar o efectivo impacto dos resultados deste estudo na agenda do Mtur. Desta forma, foi realizado um estudo de casos múltiplos, por meio do qual se comprovou que os problemas detectados no Estudo não foram priorizados, permanecendo no mesmo patamar dos demais problemas do país. Também ficou claro que não foi estruturada uma solução alinhada às ações do Ministério.

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The competitiveness of tourist destinations has followed a market logic, and although tourism is a complex phenomenon with relevant cultural and social aspects, its role in the economy of municipalities and even the country is increasingly significant. Considering the economic aspects, and the generation of revenues that impact the national balance of payments, the Ministry of Tourism (Mtur), together with the Getúlio Vargas Foundation (FGV) and the Brazilian Service of Support to Micro and Small Companies (SEBRAE) efforts to conduct a survey in order to diagnose the competitive overview of Brazilian tourist destinations. The results found were presented in the “Competitiveness Study of 65 Destinations Inducing the Development of Regional Tourism”. The aim of this paper is to analyze the effective impact of the results of this study on the Mtur agenda. Thus, a multiple case study was carried out, through which it was proven that the problems detected in the Study were not prioritized, remaining at the same level as the other problems in the country. It was also clear that a solution in line with the Ministry's actions was not structured.

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