22 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

BIRRO, SHEYLA OLIVIA GROFF; ROSS, JURANDYR LUCIANO SANCHES    CABRAL, JOÃO BATISTA PEREIRA. ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA DA HIDRELÉTRICA ESPORA, NO RIO CORRENTE, EM GOIÁS, BRASIL. []. , 22, pp.140-163.   30--2021. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2021.22.006.

Nas últimas décadas, a construção de reservatórios (UHEs e PCHs) nas bacias hidrográficas, tem ocasionado diversas alterações na paisagem, sendo necessário avaliar os efeitos sinérgicos e cumulativos resultantes dos impactos ambientais ocasionados pelo conjunto dos aproveitamentos hidrelétricos. As alterações nos componentes naturais podem resultar em uma perda de funcionalidade do sistema e ruptura do seu estado de equilíbrio, que pode ser avaliado por intermédio da fragilidade ambiental. Neste sentido o presente trabalho visou identificar e avaliar as áreas com maior e menor grau de Fragilidade Potencial e Fragilidade Emergente, em uma delimitação da área de influência da Usina Hidrelétrica (UHE) Espora localizada na divisa dos municípios de Serranópolis e Aporé/GO, Brasil. O procedimento metodológico adotado é o da fragilidade ambiental por intermédio da relação entre os fatores solos, declividade, geologia/geomorfologia, precipitação e uso da terra Como resultado, detectou-se a predominância de solos tipo Latossolos, textura arenosa e média, distribuídos em áreas planas a onduladas, ocupadas por extensas áreas de

pastagens e monoculturas. A área de estudo foi classificada como 3,1% muito baixa, 46,8% em baixa, 49,5% em média e 0,6 em alta fragilidade potencial a partir da relação dos fatores solo, declividade e clima. Entretanto, a fragilidade emergente mostrou que o uso da terra incidiu significativamente nos índices, principalmente em áreas de agricultura, elevando a fragilidade, caracterizada em 19,9 baixa, 42,4% como média, 17,6 em alta fragilidade, notou-se também que a fragilidade emergente muito baixa aumentou em razão da presença da cobertura vegetal destacada no mapa de uso da terra.

: Bacia Hidrográfica; Impactos Ambientais; Hidrelétricas; Uso da Terra.

        ·     ·     · ( pdf )