25 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

HOFF, Rosemary et al. Investigação de aspectos do relevo e ambientais por SIG para apoio à gestão territorial da viticultura na região vitivinícola Serra do Sudeste, Brasil. []. , 25, pp.85-106.   12--2024. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2023.25.005.

Objetivo da Investigação:

Analisar aspectos do relevo e do uso da terra em relação à preservação ambiental, a fim de avaliar áreas mais favoráveis para viticultura, empregando dados de satélites de média resolução e software livre de SIG.

Metodologia:

Foi utilizado o modelo digital de elevação (MDE) de imagem ALOS com resolução de 12,5 m para obter a hipsometria, a declividade e a exposição solar. Uma imagem de imagem Sentinel 2 foi utilizada para obter o uso da terra por classificação MAXVER, ressaltando a floresta nativa com apoio de campo. Os dados foram processados no programa QGIS e a integração dos dados foi feita pelo cruzamento de aspectos do relevo, uso da terra e ambientais. As áreas de preservação permanente (APP) foram obtidas por geoprocessamentos em SIG.

Resultados:

Foram obtidas as áreas de preservação permanente associadas às margens de rios, lagos e declividade acima de 45 %. As áreas de vinhedos, alguns plantados desde a década de 1970 na região, coincidiram em parte com as áreas recomendadas neste estudo, bem como um zoneamento de solo feito anteriormente.

Originalidade/Valor:

Este estudo contribui para a gestão territorial e ambiental da área vitícola de Encruzilhada do Sul, Brasil, podendo ser utilizado para outras atividades. A viticultura também pode ser ampliada para áreas indicadas como favoráveis, assim como incentivar a ser extendido para outras áreas da região vitivinícola Serra do Sudeste.

: terroir vitivinícola; geotecnologias; solo; uso da terra; meio ambiente.

        ·     ·     · ( pdf )