26 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território

 ISSN 2182-1267

GOMES, Danilo Cortez. A educação profissional e o desenvolvimento local: um estudo sobre o IFRN no Seridó Potiguar. []. , 26, pp.104-125.   12--2024. ISSN 2182-1267.  https://doi.org/10.17127/got/2023.26.005.

^a

Objetivo da Investigação:

O objetivo deste trabalho foi examinar a relação existente entre a expansão e interiorização da educação profissional, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - nos campi de Caicó, Currais Novos e Parelhas -, e o desenvolvimento do Seridó Potiguar.

Metodologia:

Esta pesquisa parte do paradigma interpretativo, de natureza qualitativa. A respeito dos objetivos e procedimentos, o trabalho é de caráter explicativo e caracteriza-se por uma pesquisa documental e de campo. No tocante ao tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo.

Resultados:

Os resultados confirmaram a hipótese e os dados corroboraram a importância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no processo de desenvolvimento do Seridó Potiguar, todavia, destaca-se que o IFRN e Governo do RN tem compreensões distintas acerca do desenvolvimento local, caracterizando-os como aparentes parceiros no processo de desenvolvimento, pois enquanto o Instituto Federal busca promover o que existe de universal nessa realidade, o planejamento estadual, por meio do Projeto RN Sustentável, permanece buscando identificar apenas as chamadas vocações naturais ou potencialidades da região. Em suma, o IFRN tem como foco primeiramente o indivíduo e consequentemente a região em que este se encontra, ao passo que o Projeto RN Sustentável se detém a região.

Originalidade/Valor:

Trata-se de um trabalho original e inédito que relaciona a educação profissional e o desenvolvimento local, após o recente processo de expansão e interiorização dos Institutos Federais, mais especificamente no Seridó Potiguar, isto é, uma investigação que diz respeito ao processo de interiorização da educação profissional e suas relações com o desenvolvimento local desta região.

^lpt^a

Research Purpose:

The objective of this work was to examine the relationship between the expansion and internalization of professional education, through the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - on the campuses of Caicó, Currais Novos and Parelhas -, and the development of Seridó Potiguar.

Methodology:

This research starts from the interpretative paradigm, of a qualitative nature. Regarding the objectives and procedures, the study has an explanatory character and is characterized by documental and field research. Concerning the treatment and analysis of data, content analysis was used.

Findings:

The results confirmed the hypothesis and the data corroborated the importance of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte in the development process of Seridó Potiguar, however, it is highlighted that the IFRN and the Government of RN have different understandings about the local development, characterizing them as apparent partners in the development process, because while the Federal Institute seeks to promote what is universal in this reality, state planning, through the Sustainable RN Project, continues to seek to identify only the so-called natural vocations or potentialities of region. In short, IFRN focuses primarily on the individual and consequently the region in which they are located, while the Sustainable RN Project focuses on the region.

Originality/Value:

This is an original and unprecedented work that relates professional education and local development, after the recent process of expansion and internalization of Federal Institutes, more specifically in Seridó Potiguar, that is, an investigation that concerns the process of internalization of professional education and its relations with local development in this region.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )