5 2Quality indicators in the education of children with Profound Intellectual and Multiple Disabilities 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

NUNES, Clarisse    MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. []. , 5, 2, pp.126-143. ISSN 2182-1372.

^lpt^aO presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.^len^aThis article aims to present a grid for intervention planning that facilitates the development of inclusive pedagogical practices. To this end we conducted  a review of the literature focused on the concepts of inclusive education and Universal design for learning (Universal Design for Learning), which allowed to identify and substantiate relevant dimensions to consider in planning of pedagogical intervention ensuring access, participation and success for all students. With this grid for educational intervention planning we intended to ultimately stress the need and the importance of developing planning processes that resorts to diverse forms of motivation and involvement of students, allowing multiple processes of presentation of content learning and the use of various forms of action and expression on the part of students.^lfr^aCet article vise à présenter une grille de planification de l’intervention facilitatrice du développement des pratiques pédagogiques inclusives. À cette fin, nous avons procédé à une revue de la littérature portant sur les concepts de l'éducation inclusive et de la conception universelle de l'apprentissage (Universal Design for Learning), qui nous a permis d’identifier et justifier la pertinence des dimensions à prendre en considération dans la planification de l'intervention éducative, de forme à garantir l'accès, la participation et la réussite de tous les élèves. Avec la présentation de la grille de planification de l'intervention éducative, nous prétendons souligner le besoin et l'importance de développer des processus de planification qui fournissent des formes diversifiées de motivation et implication des élèves, qui envisagent de multiples façons de présenter les contenus à apprendre et, enfin, qui permettent l'utilisation de différentes formes d'action et d'expression par les élèves.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License