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Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

SOARES, Hélia; PEREIRA, Sandra Martins    BARBIERI-FIGUEIREDO, Maria Céu. Touchpoints: parents and nurses’ perceptions and satisfaction. []. , 6, 2, pp.5-24. ISSN 2182-1372.

^lpt^aO apoio prestado às famílias que vivenciam a parentalidade deve basear-se numa relação de confiança entre enfermeiros e pais. A satisfação dos clientes e dos enfermeiros durante a prestação de cuidados assume grande relevância e pode ser considerada um ganho em saúde. Objetivo: Compreender a experiência e o significado atribuído pelos pais de crianças entre os 11 e os 24 meses e dos enfermeiros que participaram na implementação da metodologia Touchpoints (TP), uma intervenção de enfermagem inovadora. Desenho do Estudo e Métodos: Estudo qualitativo de cariz fenomenológico. A recolha de dados foi efetuada através de (i) diários de itinerância dos enfermeiros que participaram na implementação da metodologia TP e da (ii) técnica de grupos focais realizada junto de 10 pais de crianças do grupo de intervenção. Resultados: os pais consideraram que as sessões TP, implementadas pelos enfermeiros, contribuíram para: Aquisição de conhecimentos e competências; Validação de práticas parentais; Melhoria do comportamento da criança; Confiança parental; Relacionamento interpessoal; Competências profissionais; Competências específicas; Satisfação. Os enfermeiros que participaram no estudo consideraram que a metodologia TP contribuiu para: Mobilização e aplicação dos princípios TP; Processo de aprendizagem; Interesse dos pais; Sentimentos/emoções; Satisfação. Implicações Clínicas: Os enfermeiros que cuidam de famílias devem implementar metodologias inovadoras que facilitem a adaptação à parentalidade, como os Touchpoints. A implementação da metodologia TP contribuiu para a satisfação dos pais e enfermeiros.^len^aSupport provided to families experiencing parenting should be based on a trust relationship between nurses and parents. Satisfaction experienced with the process of care, both by parents and nurses, assumes great relevance and can be considered as an outcome of nursing care. Purpose: To understand the experience and meaning given by parents and nurses of participating in the implementation of an innovative nursing intervention, with Touchpoints (TP) methodology, of parents of children, from 11 to 24 months, and of nurses. Study Design and Methods: Qualitative study using a phenomenological approach. Data collection was performed using (i) field-notes (FN) written by the nurses who implemented the TP methodology and (ii) focus groups (FG) with 10 parents of children from the intervention group. Results: Parents considered that the TP sessions implemented by nurses contributed to: Acquisition of knowledge and skills; Validation of parental practices; Improvement of child behavior; Parental confidence; Interpersonal relationship; Professional competences; Specific competences; Satisfaction. Participant nurses perceived that the TP methodology contributed to:  Mobilization and application of TP principles; Learning process; Parents’ interest; Feelings/emotions; Satisfaction. Clinical Implications: Nurses caring for families should implement innovative methodologies that facilitate adaptation to parenting, such as Touchpoints. Implementing the TP methodology contributed to parents’ and nurses’ satisfaction.^lfr^aLe soutien aux familles qui vivent la parentalité devrait être basé sur une relation de confiance entre les infirmières et les parents. La satisfaction vécue avec le processus de soins, par les parents et les infirmières, revêt une grande importance et peut être considéré comme un résultat des soins infirmiers. Objectif: comprendre l'expérience et signifiant, de participer à la mise en œuvre d'une intervention de soins innovatrice, avec la méthodologie Touchpoints (TP), avec des infirmières et des parents d'enfants de 11 à 24 mois. Conception de l'étude et méthodes: étude qualitative utilisant une approche phénoménologique. La collecte des données a été réalisée grâce à (i) les notes de terrain des infirmières qui ont participé à la mise en œuvre de la méthodologie TP et (ii) des groupes de discussion technique menées avec 10 parents d'enfants dans le groupe d'intervention. Résultats: Les parents estimaient que les séances de TP, mises en œuvre par les infirmières, ont contribué à: Acquisition de connaissances et de compétences; Validation des pratiques parentales; Amélioration du comportement de l'enfant; La confiance parentale; Relation interpersonnelle; Compétences professionnelles; Des compétences spécifiques; La satisfaction. Les infirmières qui ont participé à l'étude considère que la méthodologie de TP a contribué à: Mobilisation et application des principes de TP; Processus d'apprentissage; L'intérêt des parents; Sentiments / émotions; La satisfaction. Implications cliniques: Les infirmières qui soignent les familles devraient mettre en œuvre des méthodologies innovatrices qui facilitent l'adaptation à la parentalité, comme Touchpoints. La mise en œuvre de la méthodologie TP a contribué à la satisfaction des parents et des infirmières.

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