6 2Touchpoints: parents and nurses’ perceptions and satisfaction 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

GADE, Sharada. School change and educational reform: How activity theory could respond to Sarason's insights. []. , 6, 2, pp.25-38. ISSN 2182-1372.

Este artigo aborda três perspetivas no sentido de reconhecer a centralidade da agência participante na mudança da escola e da reforma educacional. Primeiro, observações feitas por Sarason em relação à mudança da escola e à reforma educacional. Em seguida, a metodologia intervencionista baseada na teoria da atividade de Engeström, visando o reconhecimento da agência na condução de intervenções locais. Finalmente, um caso empírico de colaboração entre a investigadora e a professora num projeto de intervenção numa aula de Matemática de 4.º ano na Suécia. Aqui encontra-se a possibilidade de ver a mudança da escola e a reforma educacional em termos dos interesses dos alunos e da agência da professora no âmbito das intervenções na sala de aula.

: mudança da escola; reforma educacional; teoria da atividade; intervenção formativa; agência.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License