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Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

DIAS, Alfredo Gomes. História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica: A experiência da ESELx. []. , 7, 1, pp.63-90. ISSN 2182-1372.

^lpt^aNos últimos anos, principalmente com a criação dos mestrados em ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (CEB), têm vindo a ser aprofundados o estudo e a reflexão em torno da componente de história na formação inicial de professores do ensino básico. Deste trabalho, que se tem desenvolvido no domínio científico das Ciências Sociais (Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa), resultaram mudanças relevantes nos planos de estudo da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e, ainda, nos conteúdos e metodologias das unidades curriculares. Estas mudanças centram-se na afirmação de uma abordagem pedagógico-didática que parte de uma conceção de educação histórica assente em duas premissas fundamentais: (i) das linhas que hoje orientam a construção do conhecimento histórico emergem as competências a desenvolver na sala de aula do ensino básico; (ii) o processo de ensino e aprendizagem da história deve privilegiar o desenvolvimento de alunos historicamente competentes. Neste sentido, propomo-nos (a) analisar, numa perspetiva epistemológica, o processo de construção da operação histórica; (b) definir as competências essenciais a desenvolver na área disciplinar da história na educação básica; (c) refletir sobre alguns dos resultados que têm sido alcançados na formação da ESELx, a partir das observações da supervisão da prática pedagógica.^len^aIn recent years, especially with the establishment of the Master’s Degree in Teaching in the 1st and in the 2nd Cycles of Basic Education, the study and reflection on the history of basic education teacher’s initial training have been in-depth. From this work, which has been developed in the scientific field of the Social Studies (Social Sciences and Humanities Department from the Higher School of Education of Lisbon) relevant changes arose concerning the educational plans of the Degree in Basic Education and of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, and, moreover, in the curricular units’ contents and methodologies. These changes focus on a pedagogical-didactic approach that kicks off from a conception of historical education that lays in two fundamental premises: (i) the competences to develop in the basic education’s classroom emerge from the guidelines of the construction of historical knowledge; (ii) the teaching-learning process of history must favour the development of historically competent students. In this sense, we put forward (a) the analysis, from an epistemological perspective, of the construction process of the historical operation; (b) the definition of the essential competences to develop in the disciplinary area of basic education; (c) the reflection upon some of the results that have been achieved in the training from the Higher School of Education of Lisbon, from the monitoring of the supervision of pedagogical practice.^lfr^aAu cours des dernières années, en particulier avec la création du Master en Enseignement des 1er et 2ème Cycles de l’Enseignement de Base (CEB), l’étude et la réflexion sur la composante d'histoire dans la formation initiale des enseignants du primaire ont été approfondies. Ce travail, qui a été développé dans le domaine scientifique des Sciences Sociales (Département des Sciences Humaines et Sociales de l’École Supérieure d'Éducation de Lisbonne) a entraîné d'importants changements dans les cursus de formation de la Licence en Education de Base et des Masters de formation des enseignants du premier cycle et ceux de Portugais et Histoire et Géographie du Portugal au deuxième cycle, ainsi que sur les contenus et les méthodes des cours. Ces modifications portent sur l'affirmation d'une approche pédagogico-didactique qui s’appuie sur une conception de l'éducation historique basée sur deux prémisses fondamentales: (i) des lignes qui guident aujourd'hui la construction de la connaissance historique émergent les compétences à développer dans la salle de classe de l'éducation de base; (ii) le processus d'enseignement-apprentissage de l'histoire doit privilégier le développement d’étudiants historiquement compétents. En ce sens, nous nous proposons de (a) analyser, à partir d'un point de vue épistémologique, le processus de construction de l'opération historique; (b) définir les compétences essentielles à développer dans la discipline d’histoire au cours de l'éducation de base; (c) réfléchir sur certains des résultats qui ont été obtenus dans la formation de l’ESELx, à partir d'observations réalisées dans le cadre de la supervision de la pratique d'enseignement.

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