9 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

PEREIRA, Jorgiana Ricardo. Formação em Contexto no âmbito da Pedagogia-em-Participação: conceitos e práticas em diálogo. []. , 9, 1, pp.4-18. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.165.

^lpt^aO artigo focaliza a formação em contexto na perspectiva pedagógica da Associação Criança, para compreender conceitos, métodos e realizações dessa formação. Integra um estudo em desenvolvimento no estágio doutoral, vinculado ao Doutorado Sanduíche, realizado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância da mesma Universidade. A vinculação do estudo aos dois processos formativos decorre da escolha da pesquisadora por filiar a frequência ao curso de Pós-Graduação em Educação de Infância ao seu plano de estudos para o Doutorado Sanduíche, tendo em vista o adensamento teórico e prático no campo da Pedagogia da Infância, conhecimento fulcral em sua tese. Trata-se de um estudo qualitativo que tem a Pedagogia-em-Participação como base teórica. O estudo empírico desenvolve-se em um Centro de Educação de Infância onde ocorrem processos de formação em contexto; utiliza observação participante e entrevistas com uma diretora pedagógica, uma formadora em contexto e com educadoras. A conjugação dos dados providencia uma compreensão dos processos de como se faz a formação em contexto para a transformação da pedagogia. Conclui-se que a formação que integra na ação a teoria e a ética é um caminho cheio de possibilidades para transformar a pedagogia.^len^aThe article focuses on in the contextual formative process in the pedagogical perspective of the Child Association, aiming at understanding concepts, methods and accomplishments related to this process. It is a part of a broader study which is being developed in the context of a Sandwich doctoral program developed atthe Faculty of Education and Psychologyin the Catholic University, in Porto and it is also related tothe postgraduate program in Childhood Education in the same University. The linkage of the study to the two formative processes stems from the researcher's choice of adding this postgraduate program to her doctoral project. The objective of this strategy was the develop a deeper knowledge related to the field of Childhood Pedagogy , which is the focus of her thesis. It is a qualitative study which has a theoretical framework the Pedagogy-in-Participation. The empirical study is being carried out in a Childhood Education Center where a contextual formative program is being developed. The methodological tools which are being used are: interviews with the pedagogical director, the professional which is responsible for the contextual formation and the teachers. The combination of the data provides an understanding of how this formation should be developed in order toresult in the transformation of pedagogical practices. It is concluded that a kind of formation which integratesin the action both theoretical principles as well ethics means a great possibility to transform Pedagogy.^lfr^aCette article se concentre sur la formation contextuelle dans la perspective pédagogique de L'association des enfants afin de comprendre les concepts, les méthodes et les réalisations de cette formation. Cette étude intègre une recherche fait pendant le doctorat en colaboration, à la faculté d’éducation et de psychologie de l’Universidade Católica Portuguesa / Porto et au cours de troisième cycle en éducation de l’enfance de cette même université. Le lien entre l’étude et les deux processus de formation découle du choix de la chercheuse de s’associer à son programme de doctorat en éducation de la petite enfance, en vue de la consolidation théorique et pratique dans le domaine de la pédagogie de l’éducation et Enfance, connaissances essentielles dans sa thèse. Il s'agit d'une étude qualitative fondée sur la pédagogie de la participation. L’étude empirique est développée dans un centre pour l’éducation de la petite enfance où il existe des processus de formation en contexte; utilise l'observation des participants et des entretiens avec un directeur pédagogique, un formateur en contexte et avec des éducateurs. La combinaison des données permet de comprendre les processus de la manière dont la formation est effectuée dans le contexte de la transformation de la pédagogie. Il est conclu que la formation qui intègre dans l'action la théorie et l'éthique est un chemin plein de possibilités pour transformer la pédagogie.^les^aEl artículo pone en foco la formación en contexto en la perspectiva pedagógica de la “Associação Criança ”, para comprender conceptos, métodos y realizaciones de esa formación. Este, integra una investigación durante el proceso doctoral, vinculado al Doctorado Interfacultativo (Sandwich ), desarrollado en la “Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa/Porto” y el curso de “Pós-Graduação em Educação de Infância” de la misma universidad. La vinculación del estudio a los dos procesos formativos deriva de la elección de la investigadora por filiar la frecuencia al curso de “Pós-graduação em Educação da Infância ” a su plan de estudios para el Doctorado Interfacultativo (Sandwich ), teniendo en vista la consolidación teórica y práctica en el campo de la Pedagogía de la Infancia, conocimiento fundamental en su tesis. Se trata de un estudio cualitativo que tiene la Pedagogía en Participación como base teórica. El estudio empírico se desarrolla en un Centro de Educación de Infancia donde ocurren procesos de formación en contexto; utiliza observación participante y entrevistas con una directora pedagógica, una formadora en contexto y con educadoras. La conjugación de los datos proporciona una comprensión de los procesos de cómo se hace la formación en contexto para la transformación de la pedagogía. Se concluye que la formación que integra en la acción la teoría y la ética es un camino lleno de posibilidades para transformar la pedagogía.

: .

        · | | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License