9 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

MELAO, Dulce. Literatura para a infância e formação de leitores: caminhos da formação inicial. []. , 9, 1, pp.56-68. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.175.

Atualmente a formação de leitores é assumida, em Portugal, enquanto uma das prioridades de destaque no âmbito da arena educativa, adquirindo particular relevo na sociedade em geral e no que respeita à formação de futuros profissionais da Educação, em particular. Na formação inicial, tal desiderato entende-se enquanto compromisso maior, face à participação ativa destes futuros profissionais da Educação nas práticas de leitura do seu futuro público. Neste artigo, tendo como referencial teórico as potencialidades do livro-álbum para o desenvolvimento de tais práticas, temos como objetivos: i) investigar a relevância atribuída ao livro-álbum por futuros profissionais da Educação, relativamente ao desenvolvimento e à planificação de atividades de motivação para a leitura; ) refletir sobre o papel que entendem que este pode desempenhar no fomento de práticas de leitura literária que contribuam para a formação de leitores. Participaram estudantes do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica, de uma instituição de ensino superior Portuguesa, tendo sido utilizados como instrumentos de pesquisa as reflexões que levaram a cabo, na modalidade de trabalho a pares, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. Em virtude dos objetivos traçados, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Concluímos que os estudantes consideram o livro-álbum muito relevante para motivar o seu futuro público para a leitura, encarando os seus peritextos e os seus temas como uma mais-valia para dar cumprimento a tal objetivo.

: literatura para a infância; formação de leitores; livro-álbum; motivação para a leitura; formação inicial.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License