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Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

GORGULHO, Ana Rita; SANTOS, Leonor; COSTA, Nilza    SOUSA, Antónia Luísa. Formação contínua de professores de Português do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: uma proposta de oficina de formação sobre ensino e avaliação da escrita. []. , 10, 1, pp.99-117. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.200.

^lpt^aSão Tomé e Príncipe (STP) apresenta um elevado número de professores sem habilitação profissional para a docência, situação que se deve, em parte, à tentativa de cumprimento da meta de universalização do ensino obrigatório, definida pela UNESCO. Reconhecendo-se que a formação contínua (FC) oferece aos professores a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente, nomeadamente em contextos em que educação e formação são consideradas alicerces estruturantes para o progresso do país, está em curso um estudo em torno da FC, centrado no ensino e avaliação da escrita em Língua Portuguesa (LP), numa perspetiva de cooperação para o desenvolvimento na formação de professores. Neste âmbito, seguindo uma abordagem qualitativa em que se privilegiou a análise documental (estudos sobre o contexto) e de conteúdo (respostas a um questionário), e com base na revisão de literatura sobre FC e ensino e avaliação da produção escrita, concebeu-se uma oficina de formação (OF) destinada a professores são-tomenses de LP do 2.º ciclo do ensino básico. A principal finalidade deste artigo é descrever, sustentadamente, a OF, concebida com base no pressuposto de que o desenvolvimento profissional decorre da articulação entre a formação e o contexto educativo.^len^aSao Tome and Principe (STP) has many teachers with no professional qualifications for teaching, which is due, in some way, to the attempt to achieve the universalization target of compulsory education, as defined by UNESCO. Recognizing that continuing education (CE) offers to teachers the opportunity to professional development, especially in contexts where education and training are considered structural axes to enable the country's progress, a study is underway about CE, focusing on teaching and assessment of writing in Portuguese Language (PL), in a perspective of cooperation for the development in teacher education. In this context, following a qualitative approach that favoured documentary analyses (contextual studies) and content analysis (answers to a questionnaire), and based on literature review about CE and teaching and assessment of writing production, a training workshop (TW) was developed for PL teachers of 2nd cycle of basic education, in Sao Tome. The main purpose of this paper is to describe, sustainably, the TW, conceived based on the assumption that professional development stems from the articulation between training and educational context.^lfr^aSao Tomé et Principe (STP) compte un grand nombre d'enseignants sans qualification professionnelle pour enseigner, une situation due en partie à la tentative d'atteindre l'objectif d'universalisation de l'enseignement obligatoire défini par l'UNESCO. Reconnaissant que la formation continue (FC) offre aux enseignants la possibilité de se perfectionner de manière professionnelle, en particulier dans les contextes où l'éducation et la formation sont considérées comme des piliers du progrès du pays, une étude est en cours sur la FC, axée sur l'enseignement et évaluation de l'écriture en langue portugaise (LP), dans une perspective de coopération pour le développement de la formation des enseignants. Dans ce contexte, suivant une approche qualitative privilégiant l'analyse documentaire (études contextuelles) et l'analyse de contenu (réponses à un questionnaire), et reposant sur une revue de la littérature sur la FC et sur l'enseignement et l'évaluation de la production écrite, il a été conçu un atelier de formation (AF) pour les enseignants de STP de LP du 2e cycle de l'éducation de base. L'objectif principal de cet article est de décrire de manière durable le AF, conçu en partant du principe que le développement professionnel découle de l'articulation entre la formation et le contexte éducatif.

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