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Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

FONSECA, Gorete. As TIC na formação inicial de professores: Representações de práticas de formação de formadores. []. , 10, 2, pp.4-25. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v10i2.199.

^lpt^aO artigo tem como objetivo apresentar e discutir, a partir das representações dos formadores de professores, as práticas de formação desenvolvidas com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e à promoção do seu uso, durante o processo de formação dos futuros professores. É um estudo descritivo e interpretativo centrado nos formadores de duas instituições públicas do Ensino Superior que formam professores em Portugal. Atendendo ao objetivo, foram realizadas vinte entrevistas semidiretivas. Os resultados mostram que os formadores manifestam discursivamente preocupação em usá-las e em consciencializar os futuros professores para o seu uso pedagógico, mas nem sempre se observou total convergência de opinião e/ou de práticas em indicadores tidos como potencialmente inovadores e próximos do que se espera da formação inicial. As evidências apontam, sumariamente, para a dificuldade em oferecer oportunidades para que os futuros professores possam observar e experimentar exemplos de uso pedagógico com as TIC, devido, em parte, às crenças e atitudes que os próprios formadores têm sobre o ensino e as potencialidades das tecnologias, e ao défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área que atuam como barreiras à promoção do seu uso.^len^aThis article is based on the representations of teacher educators it aims to present and discuss the training practices developed using the use of information and communication technologies (ICT), and the promotion of their use, during the training process of future teachers. It is a descriptive and interpretative study centred on teacher educators of two public institutions of Higher Education that educate teachers in Portugal. To achieve this, twenty semi-directional interviews were conducted. The results show that the teacher educators are willing to use ICTs and making future teachers aware of their pedagogical use, but there is not always a complete convergence of opinions and / or practices showed in indicators considered to be potentially innovative and in focus to what is expected for initial training. These evidences summarize the difficulty to provide opportunities for future teachers to observe and experiment with examples of pedagogical use of ICT, due in part to the beliefs and attitudes that teacher educators themselves have about teaching and the potential of technologies, but also the lack of knowledge / training that the educators themselves have in this area, these act like barriers to the further promotion of ICT use.^lfr^aCet article est basé sur les représentations des formateurs du enseignants et vise à présenter et à débattre les pratiques de formation développées en utilisant les technologies de l`information et de la communication (TIC), ainsi que la promotion de leur utilisation, au cours du processus de formation des futurs enseignants. Il s'agit d'une étude descriptive et interprétative centrée sur les formateurs d'enseignants de deux établissements publics d'enseignement supérieur qui éduquent des enseignants au Portugal. Pour ce faire, vingt entretiens semi-directionnels ont été conduits. Les résultats montrent que les formateurs d'enseignants sont disposés à utiliser les TIC et à sensibiliser les futurs enseignants à leur utilisation pédagogique, mais il n'y a pas toujours une convergence complète des opinions et / ou des pratiques dans les indicateurs considérés comme potentiellement innovants et proches de ce que si voulez dans la formation initiale. Ces preuves résument la difficulté de fournir aux futurs enseignants des occasions d'observer et d'expérimenter des exemples d'utilisation pédagogique des TIC, en partie à cause des croyances et des attitudes que les formateurs d'enseignants eux-mêmes ont à propos de l'enseignement et du potentiel des technologies, mais aussi du manque de connaissances / formation que des formateurs ont eux-mêmes dans ce domaine, qui font obstacle à la promotion de leur utilisation^les^aEste artículo se basa en las representaciones de los formadores de maestros que tiene como objetivo presentar y discutir las prácticas de formación desarrolladas utilizando el uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC), y la promoción de su uso, durante el proceso de formación de futuros maestros. Es un estudio descriptivo e interpretativo centrado en formadores de maestros de dos instituciones públicas de educación superior que educan a maestros en Portugal. Para lograr esto, se realizaron veinte entrevistas semidireccionales. Los resultados muestran que los formadores de maestros están dispuestos a utilizar las TIC y sensibilizar a los futuros maestros sobre su uso pedagógico, pero no siempre existe una convergencia completa de opiniones y / o prácticas mostradas en indicadores considerados potencialmente innovadores y cercanos a lo que se espera en lo entrenamiento inicial. Estas evidencias resumen la dificultad de proporcionar oportunidades para que los futuros maestros observen y experimenten ejemplos de uso pedagógico de las TIC, debido en parte a las creencias y actitudes que los mismos formadores tienen sobre la enseñanza y el potencial de las tecnologías, pero también la falta de conocimiento / formación que ellos propios tienen en esta área, esto actúa como barrera para una mayor promoción del uso de las TIC.

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