11 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

GOMES, Elisabete X.; PIRES, Ana Luísa de Oliveira    ALVES, Mariana Gaio. Descola - reconfigurações e reiterações da gramática escolar. []. , 11, 1, pp.25-43.   24--2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.237.

^a

Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA - a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.

^lpt^a

Recognizing the current social and scientific relevance of researches that consider, articulately, the educational dynamics that take place inside and outside school spaces, this study explores an educational offer under the responsibility of the municipality of Lisbon - the DESCOLA program - whose purpose is to target teachers and students from primary and secondary schools. Guided by the central question “To what extent does DESCOLA reiterate and / or reconfigure the school grammar of education?”, a qualitative and interpretative methodological approach is developed that mobilizes data obtained from content analysis of the program's brochure. The results of the research suggest the presence of marks of school grammar in DESCOLA, but also of interruptions in it, giving rise to possibilities for changing school organization and work in a logic of public education space.

^len^a

Reconociendo la relevancia social y científica actual de las investigaciones que consideran articuladamente las dinámicas educativas que tienen lugar dentro y fuera de los espacios escolares, se presenta un estudio que explora una oferta educativa bajo la responsabilidad del municipio de Lisboa - el programa descola - cuyo público objetivo son profesores y alumnos de escuelas primarias y secundarias. Guiado por la pregunta central “¿En qué medida descola reitera y / o reconfigura la gramática escolar de la educación?”, se desarrolla un enfoque metodológico cualitativo e interpretativo que moviliza los datos obtenidos con el análisis de contenido del folleto del programa. Los resultados de la investigación sugieren la presencia de notas de gramática escolar en descola, pero también de interrupciones en la misma, dando lugar a posibilidades de cambio de organización escolar y trabajo en una lógica de espacio público de educación.

^les^a

Reconnaissant la pertinence sociale et scientifique actuelle des recherches qui prennent en compte, de manière articulée, les dynamiques éducatives qui se déroulent à l'intérieur et à l'extérieur des espaces scolaires, on présent une étude qui explore une offre éducative sous la responsabilité de la municipalité de Lisbonne - le programme descola - qui vise les enseignants et élèves des écoles primaires et secondaires. Guidé par la question centrale « Dans quelle mesure descola réitère et / ou reconfigure-t-il la grammaire scolaire ?», une approche méthodologique qualitative et interprétative est développée qui mobilise les données obtenues avec l'analyse du contenu de la brochure du programme. Les résultats de la recherche suggèrent la présence de notes de grammaire scolaire dans descola, mais aussi des interruptions, donnant lieu à des possibilités de changement d'organisation scolaire et de travail dans une logique d'espace public d'éducation.

^lfr

: .

        · | | | |     · |     · ( pdf )