11 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

PESSOA, Sarah Bahr; BASTOS, Ivanilda Maria Silva    PADILHA, Viviane Elaine. O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância. []. , 11, 2, pp.48-76.   29--2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.244.

^a

O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida como parte do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil de uma acadêmica do 5° ano de Pedagogia da Univille, realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de Joinville, no Brasil. A investigação ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras da instituição, com o objetivo de apresentar os relatos das entrevistadas em relação às suas vivências e experiências em um dos espaços externos do CEI: o Bosque. Posteriormente, as falas das professoras foram analisadas à luz de fundamentação teórica. Com a análise, pôde-se concluir que a iniciativa do CEI em questão é algo a ser cultivado e replicado, pois o Bosque, ao aproximar as crianças da natureza, traz diversas possibilidades e contribuições ao cotidiano da instituição.

^lpt^a

This article is the result of a research developed as part of the Supervised Curricular Internship in Early Childhood Education of an academic from the 5th year of Pedagogy at Univille, held at a Child Education Center in the city of Joinville, Brazil. The investigation was based on a qualitative and descriptive approach through semi-structured interviews, with four teachers from the institution, with the objective of presenting the interviewed’s reports about their experiences in one of the institution's external spaces: the Grove. Subsequently, the teachers' speeches were analyzed in the light of the literature. With the analysis, it was possible to conclude that the center’s initiative should be cultivated and replicated, since the Grove, by bringing children closer to nature, provides multiple possibilities and contributions to the institution.

^len^a

Este artículo es resultado de una investigación desarollada como parte de la Pasantía Curricular Supervisada de una academica de 5° año de Pedagogia de la Universidad Univille, realizada en un Centro de Educación Infantil en la ciudad de Joinville, Brasil. La investigación ocurrió con un enfoque cualititativo y descriptivo a través de entrevistas semiestructuradas con cuatro docentes de la institución, con lo objectivo de presentar los relatos de las entrevistadas en relación a sus experiências en uno de los estaços externos de la institución: el Arboleda. Posteriormente, se analisaron los discursos de las docentes a luz del fundamento teórico. Con el analisis se pudo concluir que la iniciativa del centro en questión es algo a cultivar e replicar, una vez que el Arboleda, al aproximar los niños de la naturaleza, proporciona multiplas possibilidades y contribuiciones al cotidiano de la institución.

^les^a

Cet article est le résultat d'une recherche développée dans le cadre du stage pédagogique supervisé en éducation de la petite enfance d'un universitaire de 5e année de pédagogie à Univille, organisé dans un centre d'éducation pour enfants de la ville de Joinville, au Brésil. L'enquête s'est déroulée à partir d'une approche qualitative et descriptive à travers des entretiens semi-structurés, avec quatre professeurs de l'établissement, afin de présenter les rapports des interrogées en relation avec leurs expériences dans l'un des espaces extérieurs de l'institution: les Bois. Postérieurement, les discours des enseignants ont été analysés à la lumière des fondements théoriques. Avec l'analyse, il eté conclut qu'à d'initiatives comme celle-ci devraient être cultivées et reproduites, car les Bois, en rapprochant les enfants de la nature, fournit différentes possibilités et contributions à la vie quotidienne de l'institution.

^lfr

: .

        · | | | |     · |     · ( pdf )