11 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

COSTA, Sandy Lima; FARIAS, Isabel Maria Sabino de    MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira. A aprendizagem da docência aportada no PIBID: apontamentos iniciais. []. , 11, 2, pp.92-117.   29--2021. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.265.

O texto aborda a aprendizagem da docência na formação inicial de discentes de Pedagogia que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID em uma universidade pública estadual, situada no Nordeste brasileiro, no período de 2014 a 2016. A análise focaliza aportes da experiência formativa vivenciada no âmbito do PIBID no fortalecimento dos saberes docentes fomentados durante a formação inicial, visando a aprendizagem da profissão docente. Os dados empíricos decorrem de um estudo de caso qualitativo do tipo instrumental, caminho que envolveu a técnica da entrevista, realizada com duas bolsistas do PIBID vinculadas ao subprojeto de Pedagogia. Evidenciou-se que o Programa é identificado como contexto ímpar de adensamento da formação, sobretudo no que concerne à consolidação da aprendizagem dos saberes docentes constituídos durante a formação inicial.

: Aprendizagem da docência; Saberes docentes; Formação de professores; Pedagogia; PIBID.

        · | |     · |     · ( pdf )