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Da Investigação às Práticas

 ISSN 2182-1372

SA, Iranita Maria de Almeida et al. A literacia em contexto de guerra. A elaboração de uma carta como atividade de escrita transformadora no Ensino Básico. []. , 12, 2, pp.55-74.   28--2022. ISSN 2182-1372.  https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.334.

O artigo descreve e analisa uma prática de literacia autêntica realizada com estudantes do 6.º ano do Ensino Básico, numa escola urbana portuguesa, com um propósito de compromisso cívico democraticamente participativo. A atividade, decorrente de uma decisão tomada pelos estudantes, consistiu na redação de uma carta, endereçada a cidadãos da Ucrânia, seguindo os procedimentos do ciclo de escrita, acompanhada de um desenho. A carta teve como objetivo acompanhar os bens de primeira necessidade doados a cidadãos da Ucrânia, em contexto de guerra, e partilhar uma mensagem positiva. O desenho funcionou como reforço e visou assegurar a receção e compreensão da mensagem escrita.

Os produtos alcançados possibilitaram, aos estudantes, perceber a relevância da literacia enquanto prática transformadora e, simultaneamente, desenvolver competências sociais e de participação democrática.

: literacia; aprendizagem; escrita; participação democrática.

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