26Vicini (ma non troppo): Uno studio esplorativo sul tema del vicinato in Italia 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

COSTA, Pedro    LOPES, Ricardo. Design urbano, espaço público e creative milieus: uma abordagem comparativa internacional às dinâmicas informais nos bairros criativos. []. , 26, pp.40-66. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.7749/citiescommunities.jun2013.026.art03.

Este artigo explora a relação entre o design urbano, a apropriação do espaço público e as dinâmicas informais que têm lugar nos meios criativos, a partir de uma perspectiva comparativa internacionais. Com base numa abordagem empírica à morfologia urbana, analisamos a vida quotidiana e a apropriação do espaço público simbólico nessas áreas, em dez bairros criativos à volta do mundo: Bairro Alto (Lisboa); La Gracia (Barcelona); Vila Madalena (São Paulo); Beyoglu (Istambul); Marais (Paris); Oltrano (Florença); Akihabara (Tóquio); Kreuzberg SO36 (Berlim); Capitol Hill (Seattle); e Brick Lane (Londres). Estes bairros representam situações muito diversas em termos de antecedentes históricos, culturais e económicos, bem como no que se refere às condições espaciais que suportam os clusters criativos, bem como a vitalidade e a sustentabilidade dos "meios criativos". A partir da revisão da literatura e da reflexão e interpretação crítica da informação visual destas áreas, desenvolve-se uma abordagem comparativa destas áreas, considerando múltiplas dimensões de análise, quer permitem mapear e caracterizar a diversidade dos bairros culturais urbanos. Tal pode trazer um contributo para o desenvolvimento de uma nova agenda de planeamento para lidar com as dinâmicas de criatividade urbana e dos bairros culturais.

: Meios criativos; Design urbano; Bairros culturais; Espaços públicos; Informalidade.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License