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CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

VICTAL, Jane    CORDOVA, Vitor Sartori. Cururu: os recantos do espaço vivido no canto proferido. []. , 29, pp.55-66. ISSN 2182-3030.

^lpt^aEste artigo apresenta um dos mais típicos habitantes do interior dos sertões brasileiros e uma de suas práticas culturais, o caipira e o cururu. Indivíduo em grande contato com a natureza e fruto da miscigenação entre portugueses e índios, foi um dos principais povoadores e desbravadores dos sertões desde as caravanas articuladas pelo governo português em busca de ouro e mão-de-obra escrava indígena, as denominadas bandeiras. Após a coroa portuguesa se desinteressar pela já decadente e rala economia aurífera e pelas mal fadadas tentativas de implantação da monocultura açucareira no século XVI, aos poucos se fixaria nas antigas paragens formadas ao longo dos caminhos que percorria, tornando-se algumas dessas em freguesias, vilas e posteriormente cidades. Desta maneira, o artigo visa apresentar, a partir de uma sucinta exposição do caipira, não só a importância da herança cultural incorporada pelos povos que lhe deram origem, mas também a relação com o espaço que nutriu no decorrer do desbravamento que realizava pelos sertões, principalmente o paulista. Desta forma, o artigo esboça um pouco da cultura desse tipo humano por intermédio do cururu, sua manifestação musical mais típica e ainda resistente nos meios urbanizados do interior do estado de São Paulo, fazendo com que esta representação sócio-espacial ainda se mantenha viva neste canto. O cururu seria então entendido aqui não só como uma ferramenta que evidencia um passado existente, mas uma articulação entre tradição (identidade) e memória que ainda realça sua importância no presente.^len^aThis article presents one of the most typical inhabitants of Brazilian hinterlands as well as one of his major cultural practices: the caipira and the cururu, respectively. The caipira have always been in great contact with nature and is the result of miscegenation between the Portuguese people and the Brazilian Indigenous. They were the major settlers and explorers of Brazilian hinterlands after the caravans, also known as bandeiras, were established by the Portuguese in the search for gold and indigenous slave labor. Once the Portuguese Crown lost interest in the decaying and weak auriferous colony and after unsuccessfully attempting to establish sugar cane monoculture during the 16th century; parishes, villages and cities were slowly established in the stops previously founded along the way. Thus, by means of briefly presenting the caipira, this article aims at discussing the importance of their cultural heritage as well as the relationship established between these people and the space created while exploring Brazilian hinterlands, especially the territory of São Paulo. Furthermore, the present study also outlines the major cultural aspects of these people by means of presenting cururu, their most typical form of musical expression. Cururu resists in the urbanized centers of the interior of São Paulo, thereby allowing the social-spatial representation to outlive in this chant. Therefore, cururu is understood not only as a tool that evinces the past, but also as a means of articulating tradition (identity) and memory which continues to reinforce its importance at present.

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