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CIDADES, Comunidades e Territórios

 ISSN 2182-3030

CUNHA GOMES DA SILVA, Cédrick    CARVALHO BENICIO DE MELLO, Sérgio. Recife, Veneza Brasileira: repensando a mobilidade urbana a partir de seus rios. []. , 34, pp.110-132. ISSN 2182-3030.  https://doi.org/10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2017.034.art09.

^lpt^aMuitas cidades são ricas em rios, canais e estuários que configuram e embelezam suas paisagens urbanas. Tradicionalmente utilizados como rotas de transporte e espaços de lazer, passaram por períodos de degradação com intensas poluições domésticas e industriais. Nas últimas décadas, tais espaços têm sido pensados enquanto alternativas para o contexto distópico das cidades contemporâneas, desafiando o modelo hegemônico de mobilidade individual privada e trazendo benefícios sociais, culturais e ambientais. Recife, conhecida como Veneza brasileira pela quantidade de rios que cruzam a cidade, passou a investir, a partir de 2012, em um projeto piloto que busca despoluir as águas de seus rios e transformá-los em corredores para o transporte público. O projeto Rios da Gente surge como uma mobilidade potencial que pode democratizar e pluralizar as opções de modos de transporte na região. Este artigo tem, então, como objetivo analisar este projeto de navegabilidade enquanto uma forma de mobilidade potencial seguindo o conceito de motilidade apresentado por Kaufmann (2002) e partindo do modelo de mobilidade potencial desenvolvido por Kellerman (2012). Este modelo e conceitos básicos se mostram úteis para uma reflexão tanto a nível micro quanto macro, por exemplo, do planejamento e gestão sustentável da mobilidade urbana. Partindo dos conceitos que constituem uma mobilidade potencial e sua apropriação, passamos a focar em aspectos dos indivíduos/usuários mas, principalmente, as considerações societais desses elementos.^len^aMany cities are rich in rivers, canals and estuaries that shape and embellish their urban landscapes. Traditionally used as transport routes and leisure spaces, they have undergone periods of degradation with intense domestic and industrial pollution. In the last decades, such spaces have been thought as alternatives to the dystopic context of contemporary cities, challenging the hegemonic model of private individual mobility and bringing social, cultural and environmental benefits. Recife, known as Brazilian Venice for the number of rivers that cross the city, started investing, as of 2012, in a pilot project that seeks to clean up the waters of its rivers and transform them into corridors for public transportation. The Rios da Gente project appears as a potential mobility that can democratize and pluralize the options of modes of transport in the region. This article aims to analyze this navigability project as a form of potential mobility following the concept of motility presented by Kaufmann (2002) and starting from the model of potential mobility developed by Kellerman (2012). This model and basic concepts are useful for a reflection at both micro and macro levels, for example, on sustainable urban mobility planning and management. Starting from the concepts that constitute a potential mobility and its appropriation, we focus on aspects of the individuals / users, but, mainly, the societal considerations of these elements.

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